quinta-feira, 9 de julho de 2009

A Retrospectiva de Bariry
Até os Dias de Sadi




“A Retrospectiva de Bariry até os Dias de Sadi, conta alguns fatos reais sobre a formação do território paulista chamado de Bariry.Casos verídicos e inéditos, nomes e valores da época do descobrimento das terras férteis,as margens do rio Tietê, até o ano de 1946,período da gestão do Prefeito Dr Sadi Fernandes da Silva,iniciada em Outubro de 1939,época que o “Y” de Bariry,foi substituído pelo” I “e também tempos difíceis ,pois estávamos em plena II Grande Guerra Mundial.
Os acontecimentos são narrados em uma linguagem simples,apenas eliminando os”c,ph,m,ch; e outros modos e gêneros da língua portuguesa na época, simplesmente para tentar facilitar a leitura .Ex:(Acto,Pharmácia,Alumnos,Máchina,etc.)No entanto,tentando ao máximo a narração ter a objetividade do acontecido com adequada forma coloquial da fala e escrita, assegurando que foi mantido sua origem,preservando assim toda a riqueza dos jeitos e maneiras da nossa sociedade em todos os seus segmentos políticos,econômicos , sócio-culturais e educacionais, que nos transportam à um momento da História,capaz de induzir à pesquisas,nos fazendo pensar ou simplesmente pairar por um segundo no tempo. Nos itens descritos, o conteúdo engajado apresentado, neste pequeno trabalho,pode alcançar proporções significativas para o bem de todos os futuros leitores e cidadãos do mundo, pois o interessante é a força da semente, para que o novo sempre chegue.Lembrando sempre,que todo o tempo que passa,é verdade que foge.Aqui,através de uma cronologia a abordagem dos temas e tópicos, direcionam ou sugerem outras fontes de estudo,se concentrando em um determinado assunto e que possa ser proveitoso nas diversas formas de aprendizado que estes simples relatos podem vir à acrescentar às pessoas e principalmente,entreter crianças em formação,com informações promissoras em seu desenvolvimento e comportamento diante do meio em que elas vivem.Naturalmente o amor a terra e o espírito de novas conquistas, já registrados em nossas veias,irão despertar ou no mínimo aguçar,uma curiosidade qualquer,que ocasionará interesses inimagináveis no coração de Baririenses, que nos fará valorizar a cidade em que moramos e refletir sobre o local onde pacificamente convivemos e o por que de estarmos aqui,em um BARIRY,cada vez melhor.”
“ Coisas simples e grandiosas,que sempre trazem consigo,estórias da história,com seus costumes,hábitos e diferenças que fazem a grandeza de nossa cidade,preservando e cultuando as nossas origens.” - Renato Dias dos Passos.

Fonte Utilizada: Jornal:
O Campeão(1898)
O Bariry(1908-1914),A Cidade de Bariry(1916-1938),
A Gazeta de Bariri,(1925-1934),Folha de Bariri(1927-1946)
Correio de Noticias(1939-1946),O Popular(1914-1919)

Fotos da cidade de Bariri:
Osni Ferrari
Vinício Carlos Leite
Airton Gatto Gerlin

Fotos de cédulas e moedas:
Museu Histórico Nacional


“ A Cultura é o Alimento da Alma.”Francisco Leoni Neto-Prefeito 2001-2008

"Bariri,Sempre Melhor".Benedito Senafonde Mazotti-Prefeito 2009



1500

Brasil
Em vinte e dois de abril do ano de nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo,Pedro Álvares Cabral,navegando pelos mares, descobriu o Brasil .

1554

São Paulo

Em 25 de Janeiro,acontece a fundação do município de São Paulo


1600

População do Brasil:
100.000 habitantes.

1700

As Bandeiras

O Bandeirante,José Theodoro da Silva,em suas andanças,desbravando sertões,traçando o percurso do leito do rio Tietê,apareceu por este vale, e logo se rendeu as maravilhas de nossa terra.Fincou ao chão uma cruz,símbolo máximo de sua religião,marcando assim o território.

1715

Moedas de 10 Réis



Índios Coroados
Os índios Coroados,cuja língua é o Tupy Guarani, donos destas terras há 13.000 anos, povoavam toda a região e aos poucos foram se mudando para o lado direito da margem do rio Tietê.

1718

Em busca do Ouro

As minas de ouro no sertão de Cuiabá no Mato Grosso,impulsionaram as Bandeiras Paulistas,formadas por destemidos e ousados sertanejos, que passavam por este vale em direção as minas de ouro e acabavam se encantando com a área privilegiada e por aqui muitos ficaram.

1720

Café

O café é introduzido no Brasil,pelo Sgt-Mor Francisco Prudente de Melo Palheta.,que trouxe mudas de cafeeiros da Guiana Francesa para Belém do Pará e logo mascates espalharam a planta por todo o Brasil,principalmente na região Sudeste,onde o clima muito contribui para as plantações.

1769



Em seu diário o Sgt-Mor Teotônio José Juzarte,indica as cachoeiras do Baruiry Mirim,seguidas de uma ilha grande,o local onde fizeram acampamento para passarem a noite e na seqüência a grande cachoeira do Bariury Guaçu,seguidas de uma pequena ilha.

1782

Moeda de 20 Réis




1808

Chegada da Família Real no Brasil



1810

Os fundadores do sitio do Tiete.
Os primeiros posseiros, homens que procuravam terras para cultivar e morar,que se tem notícias que aqui chegaram, foram Francisco de Lima e logo depois chegou José Antonio de Lima.A cruz deixada pelo Bandeirante,agora não estava mais sozinha,surgia o primeiro rancho coberto de sapé.Sapé, é o nome popular que se dá aos vários tipos de plantas existentes no Brasil.(Poáceas,Gramíneas).Sapé também já era o nome de uma cachoeira nas partes do rio Tiete.A palavra “sapé”, assim também ficou conhecida,da palavra “Hape”,de origem indígena e significa,”caminho”,querendo dizer que por aqui se tem o melhor caminho.

1819

O primeiro nome

Demarcação oficial nos registros do governo,uma gleba de terra,denominada Laranjal.,por existir muitos pés de laranjas suculentas,por todo o vale.

Os Sertanistas

Logo chegaram novos moradores,muitos destes sertanistas, se aventuravam pelo interior desconhecido,fugindo do sistema que obrigava os moradores a lutarem em revoluções armadas,tais como:João Alves de Figueiredo,Manoel Pires do Prado,Manoel Francisco de Ávila,João Antonio Ramalho,Antonio Gonçalves Preto,Bento José Mendes,Salvador Pires de Camargo,José Antonio da Cruz,Antonio Dias e Maria Madalena,Félix Bueno de Moraes,João Manoel Tavares e outros nomes.Foram levantadas várias casinhas cobertas de palha e sapé,as margens do rio e aos poucos foram se estendendo pelo rico verde vale.

1822
O Imperador do Brasil Dom Pedro II





1824

Moedas de 960 Réis


Nascimento de João Leme


Nasce na Vila de Mogi Mirim,filho de Joaquim Leme da Rosa,João Leme da Rosa.
Descendente da nobre família Leme vinda de Lisboa entre os anos 1544 a 1550,para a Vila de São Vicente da Capitania de São Paulo.

1833

A primeira baririense

Nasce Gertrudes Maria,filha de José Antonio de Lima,com 30 anos e de Tereza Maria de 16 anos.

1835

Maria de Lima

Nasce Maria, a segunda filha do casal Lima.

1837

Mapa do Estado de São Paulo
Campos de Araraquara
Formado por 1 Distrito e 19 quarteirões.
O sitio do Tiete é o nono quarteirão, e o recenseado José Antonio de Lima teve em seu Sitio do Tiete a produção de 10 alqueires de milho.
Folhinha Brasileira 1837
1848
Gertrudes se casa com João Pires de Camargo.

1849

Falece o primeiro povoador


Falecimento do Sr. José Antonio de Lima em 19 de Agosto de 1849 .

1850

Os pioneiros chegam em grande numero vindos de Minas Gerais,devido a queda da produção na mineração.

1856

Nasce o Bairro do Tietê

As terras são banhadas pelo majestoso rio Tietê,ficou decidido nomear o local de Bairro do Tietê,também conhecido por Sapé,devido ao nome da vigésima sétima cachoeira..Constava no imenso território de São Paulo,mais um núcleo formado por brasileiros-paulistas,pelo homem forte de grande valor.tal como a força das águas em seu percurso,determinadas em suas margens,assim é o Bariry.

1858

João Leme da Rosa

João Leme,veio para cá em 1857,para realizar negócios com a viúva de José Antonio de Lima,falecido em 19 de Agosto de1846 . Segundo recenseamento,dos Campos de Araraquara do ano de 1835,a Família Lima foi quem fundou o Sitio do Tietê,que originou a cidade de Bariry.
João Leme comprou uma considerável extensão territorial de Tereza Maria de Jesus, por 400$000 (quatrocentos mil réis), e por aqui se instalou ,cultivando suas terras,dividiu-as em lotes,já demarcando naturalmente as primeiras ruas . As construções das casas, segundo o estipulado pela escritura de doação feita por João Leme,devia ter a dimensão máxima de 8 braças de frente.
Parte das terras ,cerca de 30 alqueires,João Leme fez doação ao bispado da Diocese de São Carlos,para a construção de uma Igreja sob a proteção de Nossa Senhora das Dores.

A doação

Fundação do Arraial de Nossa Senhora das Dores do Tietê.
João Leme da Rosa e sua esposa Da. Maria Luísa de Jesus,fazem doação de 30 alqueires de terras da Fazenda do Sapé,ao Bispado de São Carlos,Autoridade Eclesiástica,para a construção de uma Capela dedicada à Nossa Senhora das Dores e ao redor desta Capela,foram aparecendo casas de pau a pique.




1864

Coronel Antonio José de Carvalho

O local já tem feição de Vila
As terras,que por Natureza,já são férteis, são valorizadas ainda mais.
A chegada do Coronel Antonio José de Carvalho,proporciona um grande impulso na economia local,visto este aparecer por aqui com grande bagagem e inúmeros escravos.

1877

Freguesia

7 de Maio,por força da Lei n 30,o arraial é elevado à categoria de Freguesia,pertencente ao município de Jahu.

Correspondência

José Germano Dias é encarregado de trazer toda a correspondência de Jaú para Bariry.

1878


Escrivão de Policia

Em 02 de Junho,Teotônio Alves Negrão se torna escrivão de Policia.

1879

O cafezal

Fazenda Monte Alegre do Capitão José Prudente de Melo,tem o primeiro grande plantio de pés de cafés.

1882

O Emancipador


Joaquim Lourenço Correa
Chegada do jovem Joaquim Lourenço Correa, que estudou em São Paulo e aderiu ao movimento Republicano,por conviver de perto com Prudente de Moraes.

1883

Correio

O Governo Imperial criou o Correio no Sapé e Teotônio Alves Negrão é o responsável pela agência.

Escravatura

A ultima negociação de escravos feita em cartório de nossa cidade é a venda da escrava Justina de 13 anos de idade,pelo valor de 1:200$000 ( Um conto e duzentos mil réis.)
1883
São Paulo

1884

Delegacia

Teotônio Alves Negrão é nomeado Sub-Delegado de Policia.
1885

Nota de 500 Réis



População do Bairro do Tiete.

2.692 habitantes
Nascimentos:73
Casamentos:20
Óbitos:55

1888
Dom Pedro II

1889


1890

A EMANCIPAÇÃO DO MUNÍCIPIO

Em 16 de Junho de 1890, por força do decreto n 60, o antigo Bairro do Sapé,conseguiu sua emancipação.
A Proclamação da República Federativa do Brasil,foi em 15/11/1889, e em 16/11/1894,assume a Presidência do país,Prudente de Moraes.
Prudente de Moraes

Nascido na cidade de Itu-SP,em 04/10/1841,advogado e administrador da cidade de Piracicaba-SP,sendo eleito,mais tarde,Deputado Provincial e depois geral. Aderiu ao movimento republicano,sendo convidado pelo Marechal Deodoro,para governar o Estado de São Paulo..Candidatou-se em seguida ao cargo supremo da administração do país e teve que travar acirradas lutas com os partidários de Floriano Peixoto. A situação financeira não era muito favorável e prosseguia os combates entre as Forças do antigo governo da Monarquia com as da nova República.
Prudente de Moraes,conseguiu apaziguar os ânimos, traçando e realizando uma inteligente e sã política econômica.Firmou definitivamente a República.
Seu nome completo, era Prudente José de Moraes Barros.
A esta altura nossa terra contava com mais um grande homem,que não mediu esforços para dignificar esta terra. Seu nome: Joaquim Lourenço Corrêa. Este foi pessoalmente falar com Prudente de Moraes,para que elevasse o nome da então vila, para município.
Foi o próprio Presidente,juntamente com Joaquim, que escolheram o nome Bariry.O Presidente achou um belo imponente soletrar cantado, desde a apresentação das letras,com consoantes e vogais, até o jeito de realizar a pronúncia e do verdadeiro sentido da tradução,sendo o Bariryense um homem forte de grande valor,tal como a força das águas em seu percurso,determinadas em suas margens,assim é o Bariry.
Também foi sugerido Estrela do Oeste,devido a nossa localização dentro do estado, e Prudentópolis,em homenagem ao Presidente,Prudente de Moraes.

O significado do nome

“...tal como a força das águas em seu percurso,determinadas em suas margens,assim é o Bariry.”





1892

Suplentes

Godofredo Silveira Martins é suplente de Delegado.
Capitão Antonio Augusto suplente de sub delegado.

Ordem dos Músicos

Lei n 22

Art.33
Quem mediante paga tocar na rua qualquer instrumento com cantoria,deve pagar aos cofres públicos 5$000.

1893


1894
Proteção à Família Real.

A Revolução-1894
Estavam a ocorrer no Sul do país e no Distrito Federal,algumas revoluções,contra o Governo.
Em Bariry,muitos estavam descontentes com o Emancipador Político da cidade,Joaquim Lourenço Correa.
A forte oposição comandada por Teotônio Alves Negrão,se dirigia constantemente ao Governo do Estado,contra Joaquim,mas este contava com um forte prestigio por parte do Governo.
Em todas as cidades do estado o Governo aliciava elementos para combaterem as forças armadas comandadas por Gumercindo Saraiva ,que ameaçava invadir Itararé.
Gumercindo Saraiva

A noticia do recrutamento despovoou a cidade,uma vez que os jovens eram presos ,fardados e entregues ao Governo como voluntários.
Para agravar a situação ,a oposição dizia à população que Joaquim Lourenço Correa,havia prometido 800 recrutas baririenses ao Governo e isso só fazia aumentar a sua “fama” de ditador.
Em 31 de Janeiro um jovem franzino de apenas 15 anos de idade de nome Sebastião Claro,é levado,mesmo diante dos apelos emocionados de seus pais, juntamente com outros recrutas pela estrada de Jaú, quando um grupo armado de baririenses decidiu libertá-los.
A situação só se agravou e quando um manifesto estava prestes a ser entregue ao Juiz de Direito,como autoridade máxima da comarca,alegando que há meses o Bariry,se encontrava as mínguas e não entrava um frango na Vila.,já que todos temiam o recrutamento obrigatório.
A Mensagem assinada por Teotônio Negrão, iria ser entregue no dia 2 de Fevereiro,quando a cidade foi invadida por uns 200 homens chefiados por Antonio Mariano Gonçalves,que não esperaram os resultados dos entendimentos e repicando os sinos da Matriz ,atacaram a residência de Joaquim Lourenço Correa,ateando fogo nos móveis e utensílios que eram transportados para a rua.
O Juiz após ler a mensagem,fez com que a ordem fosse restabelecida,com as providencias tomadas pelo governo que mandou muitos homens fortemente armados com fuzis e mosquetões dos mais modernos e ainda traziam duas metralhadoras pesadas.
Os boatos,por causa da dificuldade na comunicação, diziam que Gumercindo Saraiva marchava em direção a Bariry,onde se juntaria com tropas rebeldes chefiadas por Teotônio Negrão,contra o Governo,atacariam a capital da república.
Teotônio Negrão fugiu para Vila das Pedras(Itápolis), mas foi preso e condenado a ser queimado com querosene em praça pública, mas com a ajuda e intervenção do Coronel João Paulino de Arruda Botelho,conseguiu fugir.
A paz foi estabelecida quando o governo apurou os fatos e viu que o motim era somente contra Joaquim Lourenço Correa e todos os indiciados foram despronunciados em 04 de maio de 1894.
Joaquim desgostoso com os fatos se retirou definitivamente de Bariry e os solidários com ele abandonaram seus cargos na Câmara Municipal.

1896

Município

Receita:
10:000$000

Despesas:
9:000$000

Funcionalismo:
3:800$000

1898

Imprenssa

Surge o Jornal “O Campeão”.

1900

Festa da Virada

Uma forte chuva atrapalhou um pouco o programa estipulado em comemoração a passagem de ano.

1900
É colocada uma cruz no pátio da segunda Igreja Matriz,que estava sendo iniciada sua construção.
“JESUS CRISTUS,DEO HOMO,VIVIT,REGNAT,IMPERAT.”

1901



O Historiador

O jornal “O Município “,do Sr. Himelino Martins,passa a ser órgão do Partido Republicano.

Himelino Martins publica o livro “Bariry na atualidade-1900”.
Cana
Bariri tem 34 engenhos de cana,para a fabricação de açúcar e destilação de aguardente.

Música
Primeira escola de música,regida por Pedro Galvão,inaugurada em 15 de Agosto.

Luz
Iluminação Publica:
40 lampiões a querosene.

1902

Invenção
Gramofone é exibido em Bariry.
A maquina falante foi inventada por Thomas Edson.

1903

Ajuda
É aprovado em Sessão da Câmara Municipal,no dia 10 de Novembro ,pela comissão de finanças uma verba de 50$000, a ser fornecida à comissão auxiliadora de Santos Dumont,para o ajudar em suas experiências.

1905

Topografia

É iniciado o levantamento topográfico ,geológico e climático de Bariry,por uma comissão enviada pela Secretaria de Estado da Agricultura.

Jornal
Surge o jornal”O Bariry”.

1906

Futebol



Açúcar

KG $700

Arroz

KG $500

A Quermesse e o Coreto


Em dezesseis de Junho do ano de mil novecentos e seis, BARIRY tem dezesseis anos.
Em Dezembro de 1906,aos finais de semana, no Largo da Matriz,em frente à capela,já havia um animado coreto,com lindas canções e um grande leilão de prendas,realizado para ajudar na construção de uma nova igreja Matriz.
O diretório recém criado para governar a cidade, pedia para as famílias,que contribuíssem com quantias em dinheiro,pago em prestações.
O Diretório Governista que comandava a cidade era composto por:

Coronel Antonio Mariano Gonçalves
Tenente João Pires de Campos
Major Joaquim Negrão
Coronel José Messias de Almeida
Coronel Octaviano Piza
Capitão Clementino Leite da Fonseca

Os três primeiros,da situação e os demais da oposição.( República e Monarquia )

Crescimento populacional em 1906.

Brotas:16.700
Dois Córregos:14.450
Mineiros:9.388
Pederneiras:8.400

Em Dezembro de 1906, Bariry contava com 12.700 habitantes.
O Estado de São Paulo: 2.861.176 habitantes.
Em sexto lugar está Jahu,com 49.000 hab.,seguidos por São Carlos,Ribeirão Preto,Santos,Campinas e Capital.

Exame escolar

Ainda em Dezembro de 1906, o Tenente Coronel e Inspector Literário, o Sr.Godofredo Silveira Martins, coordena exames escolares em Bariry.

1907

Valorização do Café

Em 1907, movimentos fizeram com que o Secretário da Fazenda,Albuquerque Lins,fosse ao estado do Rio de Janeiro e Capital deste País na época,conferenciar com o Presidente, acerca de assuntos que se prendem ao plano á valorização do Café.

Leilão

Leilão de Casa de moradia e comércio situada na povoação de Nossa Senhora do Livramento, avaliada em 2:300$000 ,(dois contos e trezentos mil réis)sendo que uma parte de 599$ é de Dona Olympia de Picho Cardoso , sendo que o marido da inventariada, é Francisco Cardoso de Moura cuja parte é a quantia de 250$000, vai a praça,para saldar credores do mesmo.

Área de 19 hectares, 43 ares e 15 centeares,vai a Leilão,pelo lance mínimo de:
Um Conto,Seiscentos e cinco mil,novecentos e nove Réis.(1:605$909)
Terras consideradas de segunda qualidade, de propriedade do Sr.Ricardo Correira de Medeiros, com divisas ao Norte,com terras dos Irmãos Rainieri e Theobaldo Victorio;ao Sul com terras de Urias Pires de Almeida; á Oeste com Maria Francisca de Jesus e á Leste,com as de José Corrêa da Rocha.



Cartão Postal

Venda de cartões postais ilustrados,para serem oferendas como prendas em leilões,organizado pela Comissão,em benefício da construção da nova Igreja Matriz.
O preço do cartão é de $200Réis.

Comércio

No Largo da Matriz, surgem as casas de comércio de Secos e molhados,vestuário,ferramentas, utilidades e brevidades,e aos poucos se expandem, como a Casa de Modista e Engomadeira de Beatriz Molina e a Casa Leone,de propriedade do Sr.Francisco Leone.

Publicidade

Surge a primeira campanha de divulgação do Comércio e alguns jornais locais disputam a vasta clientela que se inicia.

Preço dos Anúncios impressos em jornais.

Um 8 de Página-12 meses - 15$, 6meses-10$, 3meses---8$
Um 4 20$ 15$ 10$
Meia 30$ 20$ 15$
Uma 50$ 30$ 20$

Para quem não é assinante de Jornal,acréscimo de 10%,com o pagamento feito no ato do contrato.

Novidades tipográficas

Impressos em cores.

Cartões de todos os Santos,Santas ou Anjos da Corte do céu. Quem adquirir, qualquer cartão destes, fica livre para comer carne às sextas-feiras, sem pecado.

Indicação da Comissão do Diretório Governista:

Para Deputados Estaduais:
Coronel Edgar Ferraz do Amaral e Dr. Bento Bueno.

Empréstimo para o Brasil.

Em Londres a casa J.H. Schrooder,anuncia que vai negociar um novo empréstimo para o Brasil.

Notícias da Delegacia de Polícia

A Delegacia de Polícia se muda para o compartimento,junto ao Correio no Largo da Matriz,tendo seu funcionamento das 11:00 às14:00hrs.

A Delegacia de Polícia abre concorrência para fornecimento da alimentação de presos mantidos na cadeia local.

Na noite da véspera do Natal de 1907,houve uma tentativa de roubo.”Gatunos”,tentavam entrar pelo telhado na residência do Sr.Amir Mansor e após retirarem 12 telhas,foram surpreendidos pelo proprietário,que desfechou três disparos,sem os poder alcançar ou reconhecer os meliantes.

Foi assassinado em 23/10,o Sr.Antonio Sabiano,que conduzia com camaradas,grande quantidade de gado bovino para seu negócio.O fato ocorreu quando este regressava no trajeto do Estado de Goiás,para o nosso.Soube-se depois,que o Sr.Sabiano fora confundido com um revoltoso político daquele Estado.

Encontram-se detidos:1arreio com as peças,corona,bombilho,pelego,baixeira,freio e um par de esporas.

Foi detido um homem velho de origem Italiana,por jogar uma pedra em um sapo ,que divertia as crianças no Largo da Matriz.


O Tenente Coronel,Sr.Godofredo Silveira Martins,perdeu o seu cão e gratifica-se muito bem quem souber uma informação do paradeiro.

Devido a muitos furtos de animais,ocorridos em nossa cidade,acreditando que sejam por
pessoas sem profissão ou conhecidos como Ciganos,fica proibido a vadiagem nesta praça.

Carcereiro é suspenso por deixar a porta da prisão destrancada,que resultou na fuga do setenciado, Raphael Braga.
O carcereiro exonerado era Ignácio Rodrigues da Silva e foi nomeado o Sr.Belizário Barnabé de Carvalho.

Aparece um homem de cor negra em Bariry e espalharam a notícia que ele era portador de varíola,grave doença que assolava todo o país.A população ficou em pânico.

Cinema

Cinema Theatre com boas exibições de fitas.Uma empresa de Martins Vianna e Cia.

Venda de Fazenda

Fazenda do Barreiro é vendida ao Sr.Capitão Henrique Montenegro,residente em Bocaina-SP, pelo valor de 300:000$000 (trezentos contos de réis)

Festa à São José

Padre Affonso Muschella,realiza no mês de Março,festejos em homenagem à São José.

Loja Violeta(Antiga José Sabbag) de Elias Abrahão e Cia.
Cerveja Bohemia-Garrafa--------------$700
Bacalhau-1Kg----------------------------$800
Sal-1Kg-----------------------------------7$500


1908

É instituído o titulo de Prefeito ao invés de Intendente.

Prefeito= Godofredo Silveira Martins


Vice= Capitão Antonio Augusto

Criação da Delegacia de 3 Classe.

Aviso da Empresa Telefônica de Bariry
Estão sendo feitas assinaturas com direito a falar no centro por 6$000, pagos adiantados.Os recados avulsos no centro serão transmitidos mediante o pagamento da quantia de1$000 no ato,assim como as pessoas que atenderem aos chamados.

Imposto de Cafeeiros :

Fazenda Pocinho, 28 mil pés de café,Mil Alqueires,13.000,Bom Retiro,29.000,Bom Sucesso,3.000,Palmitalzinho,3.000,Boa Vista de Cima, 25.800,Catingueiro,16.000,Queixada,45.000,Sapé 22.500,e Alves,com 54.000.
Total = 238 mil e 500 Pés de Café

Pêsames

Em sessão Camararia realizada em 10/09/1908, pediu a palavra Miguel Regina e ficou acertado que não seria realizada sessão naquele dia,devido ao falecimento do distinto republicano,Sr.Joaquim de Souza Vieira e que conste na Ata,votos de pêsames aos familiares.

Previdência

A Previdência anuncia os seguros realizados neste município,pelo agente,Nuno de Mello Vianna.com o número de 134 inscritos.

Guerra

O Ministério da Guerra faz convocação para o Alistamento Militar de Bariry,através do Tenente Coronel, João Pires de Campos,instalado nesta cidade na Junta do Serviço Militar,para se inscreverem jovens na idade de 20 anos,até o dia 14/11/1908.Todos aqueles que tiverem 21 anos ou mais e ainda não estão inscritos,devem comparecer para o registro militar.

Deus é Amor

Na casa do Sr.Pedro Mazza,o Reverendo Jovelino de Camargo,faz diversas conferências sobre o Tema:”Deus é Amor.”Aberto a todas as pessoas interessadas em ouvir.

Piada

A mulher muito enciumada,resolve verificar as despesas do marido, lançadas em um caderno de anotações,quando que se espanta ao verificar o preço pago por uma camisa no valor de 20$000,vinte mil réis,indignada a mulher desabafa:
---Com certeza, a costureira deve ter vindo dentro da camisa!

“Gelol”,apresenta Antireumático,que promete curar reumatismo em 24hrs.

Padaria AffonsoXIII,Antonio Del Puerto,rua n1,brevidades e bom-bocados.


Criação do Imposto Predial
Casas Valor locativo Total à pagar
Eugenio Gatto 27 360$000 14$400
Florêncio de Moraes 18 456$000 18$240
Felício Oréfice 21 600$000 24$000
Ignácio Brunete 25 960$000 38$000
Izabel Dias Martins 12 480$000 19$200
José Galizia 9 1:200$000 48$000
José Oréfice 19 690$000 24$000
José Zampieri 10 840$000 38$6000
José de Carvalho 14 180$000 7$000
José Maria da Silva 22 360$000 14$000
João Figueiredo 17 240$000 9$600
João Ribeiro Marques 33 300$000 12$000
João Camilo de Siqueira 40 300$000 12$000
João Fodra 42 180$000 7$200
Jacinto Belluzzo 23 840$000 38$000
Júlia Ana da Conceição 16 180$000 7$000
Luiz Cirina da Silva 28 180$000 7$000
Marco Belluzzo 21 600$000 24$000
Luiz Martineli 26 120$000 4$000
Maria Joana das Dores 30 120$000 4$000
Maximiano Bueno 36 300$000 12$000
José Marina da Silva 39 700$000 28$000
Manoel Martins Tunes 28 144$000 5$760
Mentore Mazzorelli 45 480$000 19$200
Ulisses e Jandira 7 600$000 24$000

Lei n*3 de 21/10/1908

Art1; Cobrança de Impostos de Indústrias e Profissões.

Missa

Na manhã de 23 de Novembro de 1908,as 9;00hrs na Igreja Matriz,foi realizada Missa de 7 Dia em sufrágio da alma do Sr.João Álvares Morales,comparecendo no ato amigos e familiares do saudoso industrial.
Compareceu também,executando uma sentida marcha fúnebre,a Banda de Música,7 de Março.


Casa Cristiano,com muitos produtos a serem comercializados,na Avenida 3,n 12.

Lampiões

O Tenente Coronel Sr.Godofredo Silveira Martins,indica a disponibilização de mais lampiões,no intuito de melhorar a iluminação da Avenida Santo Antonio.

Placas

Surgem as placas nas vitrines,para os nomes de ruas e numeração das casas em ferro esmaltado.

1909

Prefeito= Capitão Antonio Augusto. (Italiano)
Filho de Castano Augusto.


Casa Comercial de João Fava,Avenida 4,n 13.

Casa Sorocabana de João Baptista Prestes,rua 7 n 53

Terremoto

Um grande Terremoto deixa vítimas e estes são os nomes de bariryenses que contribuíram no envio de dinheiro.
Alberto S.Campos
Ângelo Migliorini
Ângelo Belluzzo
Accácio G.de Barros
Benedito Dulceti
Casa Cristiano
Domingos Bonatelli
Evaristo Benfatti
Francisco Valente
Francisco Leone
Francisco Oréfice
Godofredo Silveira Martins
Irmãos Mansor
Jacinto Belluzzo
José M. de Abreu
João José Marques
João Rago
Joaquim Negrão
Luiz Cava
Miguel Regina
Nicola Gentil
Pedro Regina
Pharmácia N S Aparecida
Paschoal Fratto
Um Anônimo
Vicente Scorsa

As quantias foram de 1000$,2000,5000,10000,apenas uma de 20000 e uma de 30000.O Anônimo foi um dos três que doaram 10000.

Concorrência

Concorrência Pública para o serviço de remoção de lixo.

Concorrência para o serviço de publicação do expediente da Câmara Municipal.

Limpeza Publica

Antonio Augusto,Prefeito,pede para os moradores que façam a limpeza de terrenos e quintais de casa no perímetro urbano,sendo que serão fiscalizados e sujeitos á multas,quem não realizar o serviço.

Empréstimo



Empréstimo de 250:000$000,destinados a consolidar a dívida do município e para o abastecimento de água nesta cidade,para serem pagos em 20 anos com juros de 1% ao mês.

1910

O Trem



A Douradense, Companhia de Estrada de Ferro,aceita qualquer número de trabalhadores para assentamento de trilhos de Bocaina à esta cidade.

Água

Abastecimento de água:Construção de reservatório em Cimento com capacidade para 150.000 mil litros.

Muros e Cercas

Criado impostos sobre muros e cercas.

Sapataria Bariryense,de Marcos Belluzzo.

Armazém Feliz ,de Felício Rudse,com completos sortimentos
Rua 7,n 27-telefone n 87

Farmácia Leite,conta com as soberanas e afamadas pílulas peruvianas,com preços módicos.Rua 3,casa n 14-Telephone-32

Alfaiataria Popular de Gabriel la Guerra,com ceroulas e suspensórios,colarinhos e punhos.
Avenida 5,casa n 5


=====================================
COMPANHIA DE ESTRADA DE FERRO DO DOURADO
Estações Primeira Classe Segunda
===========================================
Ribeirão Bonito 7$600---------------3$500
Ferraz Salles 8$700---------------4$200
Dourado 7$500---------------3$600
Santa Clara 6$700---------------3$100
Trabiju 5$900---------------2$700
Boa Esperança 6$800---------------3$200
Java 7$700----------------3$700
PonteAlta 8$800---------------4$300
Gavião Peixoto 10$100--------------5$000
Nova Paulicéia 10$900--------------6$000
Nova Europa 11$800--------------6$500
São João das Três Barras 13$800--------------6$000
Ibitinga 16$300--------------9$200
Sampaio Vidal 6$400---------------7$800
Pedro Alexandrino 3$500---------------1$700
São João da Bocaina 6$400---------------2$900
Invernada 2$100--------------1$000
Marambaia 1$400---------------$700
Santa Eulália $800----------------$400
São Paulo 28$100-------------14$600
Campinas 22$100-------------11$500
São Carlos 11$000-------------5$200
Rio Claro 16$700-------------8$800
=========================================================

Cinema

Inaugurado o Bijou-Cinema

1911
LUZ E FORÇA ELÉTRICA DE BARIRY
Preço das instalações e consumo de corrente elétrica,nesta cidade:
======================
INSTALAÇÃO
======================
Lâmpada incandescente-20$000(vinte mil réis)
Duas lâmpadas------------36$000
Três lâmpadas-------------48$000
Quatro lâmpadas----------60$000
Cinco lâmpadas-----------70$000

A instalação não inclui o fornecimento de lâmpadas.
Assinante que contratar o serviço,dentro de 3 meses e efetuar o pagamento no ato do pedido,terão uma redução de 20% sobre os preços.

CONSUMO
Uma lâmpada de 10 velas,por mês 3$000
16 4$000
32 6$000
50 9$000

Lâmpadas com intensidade igual ou superior á 16 velas,tem descontos.
2 lâmpadas,desconto de 10%
3 “ “ “ 12%
4 “ “ “ 15%
5 “ “ “ 18%

Para cada lâmpada que exceder 5,o desconto é de 20%.

Loja Estrela, de João Demétrio
Novidade em chapéus para jovens e lançamento dos Calçados Clark.

Formicida Schomaker,de propriedade dos senhores Schomaker e Dias Martins.

Registro de estabelecimento

Coletoria Federal:Regulamentação dos impostos de consumo das indústrias,negociantes e comerciantes,devem registrar seus estabelecimentos até 31/03/1911,sob pena de 100$000 à 200$000,além do imposto.

Atalaya do Sertão, de Aristides Teixeira, comercializa secos e molhados.Asseio no atendimento com preços baratíssimos.Av 1 e rua 9-telephone 91

Tabóca

Companhia Estrada de Ferro do Dourado, presidente,Dr.Gabriel Dias da Silva,comunica a todos que a estação de Marambaia, situada na linha de Ribeirão Bonito à Bariry,passará a denominar-se,Tabóca.

Revistas

José Coppa,anuncia pela cidade,que todos os sábados,se encontra na estação e vende as revistas:O Malho,A Careta,Tico-Tico,entre outros tipos de leitura para todos.

Empréstimo para São Paulo

Bancos e casas importadoras daquela praça de “Nova Iórque”,realizam novos empréstimos para São Paulo.

Enlace

Em 25/02/1911, se casaram em Bariry,Brazilizia Garcia Campanha, com o Sr.João de Moraes Campanha.Foi oferecido uma festa explendorosa para os inúmeros convidados presentes.A Banda de Música Lyra Bariryense,regida pelo Maestro Ulisses Fozatti, abrilhantou os atos com magnífica apresentação.O ápice da festa foi quando o Sr.José Teixeira de Mello, brindou e saudou os noivos com delicadas e eloqüentes frases.
Cinema

O Cinema Theatre apresenta, além de outras fitas, o sensacional filme:”O Fio do Destino”-Biograph.

Carnaval

O Carnaval de 1911 teve muita agitação e muitas pessoas pelas ruas centrais de Bariry.Mas já se falava na falta de Fantasias de” Pierrots e Colombinas.”


Lista dos Srs Assinantes 1911
Empresa Telefônica de Bariry

A

1 Argemiro Martins Barbosa Tabelião
4 Coronel Antonio Francisco de Carvalho Máquina Ideal
16 Antonio A. Pacheco Farmácia N s Das Dores
24 Tenente Affonso Rodrigues Vianna Cidade
43 Ademero Vallini Selaria
45 Antonio Buenzo Restaurante Paulista
72 Antonio Buenzo Olaria Porto Sapé
52 Cap Antonio Augusto Negociante
56 Antonio Assumpção Cocheira
39 Ataliba de Paula Leite Barros Fazenda Sta Maria de Lourdes
70 Acilino Camargo Redação O Bariry
74 Dr Assis Monteiro Médico
76 Accácio Gomes de Barros Negociante
73 Dr Alberto da Silva Campos Promotor
29 Affonso Lora Padaria Affonso XIII
29 Affonso Lora Padaria Sirya
B
31 Benedito Dulcetti Mercadinho
35 Benevenoto Zanon Cocheira
42 Buenópolis Linha de tronco
61 Bocaina Linha de tronco
62 Belizário P de Carvalho Fazenda Anália
68 Benvinda Carvalho Lemos Moda Paulista
78 Bertolo Migliorini Cocheira
C
22 Chiassi Milani Negociante
40 Câmara e Cadeia Cidade
41 Caetano Pereira Oficial de Hipoteca
44 Capitão Carlos Pereira Negociante
52 Catarino Cathado Lagoa Seca
92 Carlin Perone Cocheira
D
71 Demétrio João Loja Estrela
E
5 Elias de Oliveira Casa Cristiano
F
38 Francisco Pinheiro da Silva Fazenda Santa Tereza
49 Capitão Felício Oréfice Negociante
58 Dr Francisco Risi Médico
87 Felicio Rudse Armazém Feliz
G
15 Tte Cel Godofredo Silveira Martins Advogado-cidade
26 Tte Cel Godofredo Silveira Martins Fazenda Mutamba
60 Capitão Gabriel Pereira Garcia Fazenda Monte Alto
89 Gardioli e Irmão Negociante
I
14 Irmãos Mansur Negociante
J
2 João Galvanini Negociante Igrejinha
3 João de Oliveira Corrêa Fazenda
9 José Oréfice Máquiina de beneficar café
10 Jahu Linha de tronco
12 João Posseti Hotel Posseti
13 José Benedito dos Santos Advogado
21 José de Moraes Campos Açougue Popular
27 José Zampiere Negociante
34 João Ignácio Cidade
33 José Zanini Cocheira
37 José Florêncio Pereira Fazenda
51 José Corrêa da Rocha Fazenda Santa Maria
53 João José Marques Fazenda Bananal
55 José Messias de Almeida Filho Máquiina de beneficiar café
65 Jorge Nassif Soturna
67 João de Castro Pensão Pato
77 José Lucas Pinheiro Cidade
79 Jacyntho Belluzzo Negociante
80 Jacyntho Belluzzo Olaria Lagoa
83 José Moreira da Silva (herdeiros) Cidade
84 Cap Joaquim Pires de Campos Fazenda
85 Cap Joaquim Pires da Silva Fazenda Lagoa
86 Cap Joaquim Pires da Silva Cidade
88 Júlio Ferreira Brandão Fazenda
91 José Negrão Atalaia do Sertão
L
32 Leite Pharmácia Leite
82 Luiz Mazza Cocheira
M
8 Manoel de Almeida Guimarães Negociante
17 Miguel Ribeiro dos Santos Hotel Guarany
23 D. Maria da Fonseca Lane(viúva) Cidade
48 Mentore Mozzarelli Hospedaria Lombarda
34 Manoel Martins Máquina Tune
N
39 Nuncio Regina Negociante
63 Nestor Moreira da Silva Segundo Tabelião
O
75 Orene Garaldi Empresa Funerária
P
6 Prefeitura Municipal
7 Cap Porfírio Martins de Carvalho Chácara
18 Pereira de Barros e Cia . Farmácia N S das Dores
30 Paulo Ferro Máquina de beneficiar café
57 Pedro de Marchi Sapataria
66 Tte Pedro Eleutério Cidade
R
89 Raul Silveira Martins Redação A Renascença
S
19 Salim Addad Negociante
20 Major Sebastião Teixeira Advogado
36 Salim Sabbag e Irmão Negociante
46 Sahid Mansur Café
64 Salomão Farah Negociante
T
28 Cel Theodoro Pereira de Carvalho Fazenda
47 Tufik Sabbag Negociante

V
69 Virgílio Xavier de Barros Clube
90 Venâncio Aquilante Negociante


1913




1914


A Europa em sangue

Convocação de credores

Lei n.1038,no n. 7 do art. 24 de 19 de Dezembro de 1906, a Prefeitura envia relatório do exercício referente ao ano de 1914.
O executivo Municipal teve muitas dificuldades no exercício que se findou,devido aos seus antecessores não terem se reunido,como preceituam as leis em vigor,afim de lhe transmitir a administração do município em 30 de Janeiro de 1914.A Câmara,eleita em 30 de outubro de 1913,teve que prestar compromisso e tomar posse diante do Dr.Juiz de Direito da Comarca.Mesmo o arquivo municipal,só lhe foi entregue,mediante mandado de busca e apreensão expedido pelo Juiz.
Sem saber da situação financeira e certamente com irregularidades praticadas pela administração finda, não quis a Câmara tomar posse do arquivo,senão depois de mandar proceder a um exame judicial nos livros em que era lançada a escrita da municipalidade.
Os peritos eram os Srs.Lucio Moreira de Mello e João Leite de Campos.Era tanta dificuldade pela escrita ser irregular,que a Prefeitura teve que lançar editais convocando os credores.
A arrecadação(1913) foi de 59:806$200( Ativo ) e já contava com despesas aproximadas em 800:000$000.( Passivo )

Saúde

Epidemia Alastrin, se espalhou pelo município e fez muitas vitimas em 1912 e 1913,felizmente desapareceu.A prefeitura disponibilizou vacinas e contribuíram clínicos e farmacêuticos na vacinação da população,como o Dr Gurjão.

Campo Santo 1914

283 enterramentos
Masculino 184
Feminino 97
Brasileiros 244
Italianos 20
Espanhóis 12
Portugueses 3
Outras 4
Brancos 259
Pretos 18
Pardos 6
106 menores
177 maiores
Viúvos 23
Casados 45
Solteiros 215

Higiene Pública

Não fossem as condições topográficas da nossa cidade,teríamos que lamentar várias outras graves epidemias,pois em matéria de higiene estamos atrasados.O nosso abastecimento de água é insuficiente e não temos rede de esgoto,condições indispensáveis para uma boa higiene.Como não há escoadouros das águas das habitações,as águas servidas se espalham pelas ruas em sua maioria ainda não sargetadas,ou ficam estagnadas nos quintais,o que constitue um grande perigo a saúde publica.O matagal que cobria as ruas da cidade e o estado ruim delas,muito contribuíam para a falta de higiene,além de dar a nossa “urbs’ um aspecto desolador.Agentes do executivo fizeram uma rigorosa fiscalização sobre o consumo de água,entretanto não foi suficiente para conter os abusos dos consumidores da parte baixa da cidade,desperdiçando este grande liquido com grande prejuízo dos habitantes das partes altas.A água captada é suficiente,mas a disposição dos encanamentos tem graves defeitos.A saída da caixa se faz por um cano de 3 polegadas,que logo se divide com um cano de 2,5 polegadas.O de maior fica para a parte baixa,o que torna impossível,no final do dia, haver água na parte alta,pelo desperdício feito pela parte baixa.
Cisternas e latrinas, geralmente estão sempre contaminadas,pois são constituídas de fossas fixas, e que também atraem moscas causadoras de moléstias.Em várias ruas foram abertas valetas para a escoação da água.
A remoção de lixo era feita anos anteriores,apenas duas vezes por semana e passou a ser diariamente e com grande proveito.



Limpeza


Ruas e praças capinadas e conservadas limpas.Os ribeirões do Sapé e Godinho foram limpos nos seus respectivos leitos e margens.

Matadouro

No Matadouro as condições são ruins em virtude de pouca água para lavagens no recinto destinado á matanças.A empresa que o explora precisa fazer uma reforma na parte destinada á matança de porcos e lavagem de vísceras.
Abatimento do Matadouro Municipal em 1914:
Bovinos=333
Suínos=508

Reinvidicação

Cemitério precisa ser melhor cuidado e necessita uma melhor arborização
A cerca de madeiras esta toda estragada e não oferece nenhuma estética.
A disposição dos túmulos não obedecem nenhuma ordem, e não foram respeitados os espaços necessários ás avenidas laterais e transversais.Precisamos voltar as nossas vistas para o Campo Santo,ultima morada e descanso eterno dos nossos antepassados.

Proibido Sujar

Os senhores fiscais fazem uma severa correção aos quintais,remoção de latrinas e cocheiras no perímetro urbano.Pelo código de posturas, serão multados todos aqueles que lançarem nas ruas,praças e passeios de casa,qualquer coisa como,vidros quebrados,entulhos,casca de frutas,ou objetos semelhantes.

Fantomas

O Cinema Theatre,começa a exibir fitas do Filme: Fantomas.

Grupo Escolar

Não podendo este ser logo iniciado ,apesar de já concluído ,mas ainda sem abastecimento de água,a Prefeitura agilisou a instalação da água e através de pedidos feitos ao Sr,
Dr.Altino Arantes,distinto Secretário do Interior, este decretou, criado o Grupo Escolar de Bariry em 31 de agosto de 1914.Muito devemos a este auxiliar do Governo estadual.

Alunos matriculados:

Meninos 154
Meninas 176

Reprovados 6 meninos e 10 meninas.

Escolas Municipais

140 alunos divididos em escolas:
Cidade 2
Buenópolis 2
Livramento 1
Paina 1
Catingueiro 1
Irara 1
Bom Sucesso 1
Pocinho 1
Viuval 1
Queixada 1

Conservação de Escolas

Algumas destas escolas pareciam estarem providas,mas nenhuma,funcionava direito,com exceção da cidade,Buenópolis,Livramento,Viuval

Aprovados 119.

Escola Particular José Fantine
48 alunos

Muitos pais preferem que os filhos trabalhem, ao invés de estudar.A Prefeitura lança a
criação de um caixa escolar para ajudar os pais que são desprovidos de recursos que façam a criança ir à escola.Trabalharemos pela instrução e teremos prestados grandes serviços ao município.

Impostos de veículos

17 Multas
18 Animais apreendidos
13 foram á praça e 5 foram retirados pelo dono.

Águas

Arrecadação:
7:401$800
Despeza:
5:507$120

Iluminação Pública

A Companhia Paulista de Energia Elétrica,que mantém uma usina de vapor para a produção da corrente elétrica funcionou regularmente durante o ano,foi fornecida por 120 lâmpadas de 50 velas cada uma.
A administração atual deve somente 13:504$400,mas somados a atrasos em pagamentos em dois anos anteriores,18:947$644,chegam á 32:452$044

Estradas

Estradas de terra que ligam Bariry à Buenópolis estão em péssimo estado.O mesmo acontece na estrada que vai para Bocaina e Jahu.
Estradas do Matadouro,Cemitério e Livramento,foram concertadas.

Ponte

Grande necessidade é a construção da ponte sobre o ribeirão sapé,na avenida 1,afim de tornar mais fácil o trânsito nesta rua,pois é a única que oferece comunicação com a Estação da estrada de Ferro.Este serviço muito embelezará essa rua que é muito transitada,afim de impressionar as pessoas de fora que visitem a cidade.

Praças

Ajardinamento das Praças do Rio Branco e Largo da Matriz,limitando se a poucas arvores e alguns canteiros de grama.

Revolução Francesa
Feriado de 14 de Julho,as repartições públicas não funcionam e as casas comerciais,encerrarão suas portas às 15:00 hrs.

Batismo


Dia 09 de Agosto,a filha do Sr.Gabriel la Guerra, Alfaiate em nossa cidade,receberá,na pia batismal o nome de Ida la Guerra.

Aviso em Jornais

Devedores devem providenciar suas dívidas ou terão seus nomes impressos em Folhas da cidade.

Singer

Machinas Singer,avisa aos senhores prestamistas que está procedendo rigorosa cobrança aos devedores em atraso,sob pena de serem retiradas as máquinas.
O Agente em nossa cidade é Heitor Bonatelli.

Anjinho

Foi sepultado o anjinho,o inocente ,Manir,.filhinho do Sr.Assad Sabbag.

Notícias de Boa Vista dos Buenos ou Vila de Buenópolis (Itaju)

Nome das primeiras famílias do povoado com o nome de Bueno.
Em 1898,Joaquim Negrão e Bento Cardoso,doaram 4 alqueires de terras para a construção de patrimônio ,onde se ergueria uma Igreja em dedicação á São Sebastião.
Em 14 de Agosto de 1913 foi elevado a categoria de Distrito de Paz de Buenópolis,pertencendo ao município de Bariry.

Ladrões roubam roupas e dinheiro do sub delegado Sr.Thomas de Souza Freitas e deixam a gaveta da mesa jogada na rua.

José Teixeira de Mello,adquiriu Pharmácia do Sr. Eurico Rocha. Todos na Vila já o chamam carinhosamente de Mellinho.

Festa de São Sebastião,terá Banda Musical,da Vila de Iacanga,por não conseguir chegar em acordo com a Banda Lyra Baririense.
=================================================================
Olaria Progresso,de Pedro Mazza,com máquinas á vapor.Tijolos,telhas e ladrilhos para terreiros.

Lúis Boggia,Casa de Vinhos
Devido á baixa do câmbio:
Vinho Chianti (garrafa) 1$000


Ricardo Serato,aluga carros de praça e trolys.
Aceita animais á trato.
Esquina da avenida 8 tel n 155

Regente de Banda


O Sr. Godofredo Silveira Martins,indica o projeto de lei de 200$ mensais,em manutenção de um professor regente das bandas, Lyra Independente e 7 de Março,considerando que todos os municípios,existem bandas musicais subsidiadas pela municipalidade.
Foi aprovado 100$ e a banda tem de cumprir com execuções em todos os dias festivos e feriados nacionais,nos finais de ano escolares e quando o Diretor do Grupo Escolar quiser.

A Europa em Guerra

1915

Escola

Grandes serviços prestaram ao município o nosso Grupo Escolar e as escolas municipais
Alunos do Grupo Escolar, leram e cantaram em comemoração ao Barão do Rio Branco e em agradecimento à competente direção do Professor Sr.Elizário Martins de Mello.

Tragédia

Criança de tenra idade,três anos,cai em poço de casa situada nos terrenos do cafezal Gardiolo.

Escola nos Bairros

Para que se criasse novas escolas estaduais providas em bairros nos sítios,a Câmara incluiu no Orçamento para 1916,uma gratificação de 50$000 mensais a cada professor estadual que reger escola de bairro no município

Escola Noturna

É criada,com grande empenho de desenvolver a instrução no município,Escola noturna para alunos nesta cidade.

Sociedade Syria de Beneficência

“Amizade,Fraternidade e Igualdade.”
Presidente:Pedro Sabbag
Policial

Falecimento de uma mulher de cor negra,em conseqüência de ferimentos.

Planta da ponte

Avenida 1,sobre o ribeirão Sapé,feita pelo Sr.Stefano Gallo.

Dr. José Gurjão médico cirurgião e parteiro,Largo da Matriz.

Dr.Octávio Rodrigues dos Santos,Advogado
Honorários módicos.
Largo da Matriz

Cinema

Ideal Cinema apresenta:O último da família.

Roubo

José Rodrigues da Silva,do sítio Viuval,teve roubada de sua residência,uma letra de cambio no valor de:
3:500$000(três contos e quinhentos mil réis)

Minancora

Remédio Minancora cura o vício da embriagues por apenas 5$000

Acidente

No bairro do Pedregulho,o jovem de 16 anos,filho do Sr.Ricardo Michelassi,trombou sua carroça com uma outra em um cruzamento,que acabou ocasionando no desmaio
do outro condutor de carroça que ficou desacordado preso entre as carroças.Prestou pronto socorro o Dr.Gurjão.

Procura-se

David Nassif,perdeu na noite de sexta feira santa,pelas ruas centrais ,uma medalha de relógio com dois retratos.


Corte de Energia


A Companhia Paulista de Energia Elétrica,situada na Rua Direita,n 2,sala n 9,nesta Capital,comunica o Sr.Prefeito Municipal,que não foi realizado o pagamento da prestação de Iluminação,em 30 de abril findo.Sendo este um ponto primordial do contrato,o serviço de fornecimento de iluminação,será interrompido.

1916

Salários

Subsídio ao Prefeito 3:600$
Contador 2:400$
Secretário 2:000$
Tesoureiro 3:978$
Zelador da Caixa de Água 1:000$
Porteiro 1:440$
Zelador do Cemitério 1:200$
Coveiro 1:080$

Adelaide Gallo
Parteira com grande prática.
Rua 1 Casa de Sthefano Gallo

Processo

Corre os trâmites legais,o processo que o Sr. Godofredo Silveira Martins,Advogado e Coronel,está processando por crime de injúria impressa,o Sr. Elias Ferraz do Prado,proprietário da Folha “O Comércio”.

Acidente de trabalho

O estimado Sr.Pedro Mazza,esmagou sua mão até o pulso,na máquina de amassar barro.
Se não fosse um de seus funcionários desligar a máquina,esta teria arrancado-lhe,todo o braço.

Fundação

Fundação da Sociedade São Vicente de Paulo.


1917

Demissão

Mensagem telegráfica do chefe Coronel Godofredo Silveira Martins,comunica a demissão do sub delegado de Buenópolis,Benedito Franco.

Bruxa
]
Delegado age,para acabar com as explorações de uma “preta”,que faz feitiçarias,iludindo assim a boa fé dos munícipes.


Elixir de Nogueira

Depurativo do Sangue,cura muitas moléstias.

O caso Torquato de Menezes-1913

A Câmara move processo nesta comarca contra,Sebastião Teixeira,Miguel Regina,Virgílio Lopes e Aristides Domingues Ferreira,por crime de dilipidação dos cofres municipais.
Sebastião Teixeira,chefe de partido e membro da diretório político,reconhecido pelo estado.
Em 1912 e 1913,Sebastião Teixeira,como Prefeito,ajudado por outros vinha dilapidando os cofres e desviando dinheiro e onerando o município com obrigações contraídas em proveito seu e de seus comparsas.
Em 15 de Janeiro de 1914,deviam entregar o Governo,mas antes resolveram aproveitar dos últimos momentos no poder,em virtude da época de pagamento dos impostos de industrias e profissões.
Entre as ladroeiras apuradas,uma de suas farsas, foi forjar a conquista de um empréstimo de 1000:000$000,mil contos de réis,autorizado pela lei n 44 de 28/09/12,que seria usado para saldar dividas do município e iniciar estudo para criação de rede de água e esgoto, e que por contas desta negociata,assumiu como Prefeito.
Inventaram um ‘fantástico’,corretor incumbido de agenciar o empréstimo de 1000:000$000,por nome de,Torquato de Menezes.
Torquato de Menezes,sacou contra a Câmara,60:039$800,sessenta contos,trinta e nove mil e oitocentos réis,á título de despesas para a conclusão do referido empréstimo.A trama foi descoberta e Sebastião Teixeira,encontra-se devidamente preso,encarcerado na Cadeia Publica da Capital,por crime de estelionato,expedindo-se precatórias,etc;onde aguarda julgamento.

Assinatura do Jornal O Estado de São Paulo.
Anual 30$000
Falar com José Raphael de Almeida

Escolar

Criada a Escola Mista do Barreiro.

Vende

Vende-se chácara com dois alqueires e meio,uma tirada de água ,para tocar qualquer mecanismo(machinismo) e moinho para café.
Para ver e tratar com o proprietário,João Fava.

Casa de Pensão Alfredo Assan
Completo sortimento de gêneros da terra,mandando comida em domicílio.
Comida a qualquer hora do dia ou da noite.
Largo da Matriz-Canto da rua da estação.

Mudança de nome.

Antonio Scandalo,torna público,que para efeitos legais,passa a assinar:
Antonio Sandoli.

A Casa Chalet de Jeronymo Belluzzo
Preço dos Bilhetes
MIL CONTOS DE RÉIS 1000:000$000
Inteira 60$000
Meia 30$000
Quarto 15$000
Oitavo 10$000
Frações 1$000

Concurso Público

Concurso Publico para as escolas municipais,para serem providas de funcionários e professores.
Todos devem ser vacinados e não sofrerem de moléstias contagiosas.

1918
Escoteiros

Conferência no Theatro Carlos Gomes
Escotismo e Cruz vermelha


Escoteiros vão em excursão ao rio Tietê,acompanhados do entusiasmado Prof. José Augusto Fessel Júnior

Voltando da guerra

Dr.Gurjão está de volta depois de treze meses,na cruz vermelha da Itália,junto com nossos soldados nas fileiras do exército.

Geada

No dia 29 de Julho, a Prefeitura pede a Câmara ,uma solução de como deve proceder,o arrecadamento dos Impostos das Fazendas Cafeeiras,com vencimentos previstos em Outubro,diante do grande prejuízo ,causados pelas ultimas geadas.
Em resposta o Sr.Godofredo Silveira Martins,Presidente da Câmara e o Sr.José Rodrigues de Siqueira,vereador,decidiram,que sendo o imposto referente a cada 1000 pés de café em produção,a quantia de no máximo 2$000,dois mil réis,ficou acertado que o imposto seria cobrado somente em relação á quantia de pés produtivos,que não foram atingidos pelo fenômeno metereológico.

Devido a grande crise,inaugurou a Casa Americana,adotando o sistema de vender á prestações.Rua 3 n 18

Doação

José Messias de Almeida,faz doação de terrenos para a construção de três casas da Companhia de estrada de ferro do Dourado.

Lema:

É adotado pelo governo estadual e seguido pelos municípios o seguinte lema:
SAÚDE E FRATERNIDADE.
O lema estava sendo disseminado em oratórias,escritos, impressos, em saudações, encontros e despedidas.

Empréstimo de Guerra Italiano

A Colônia Italiana desta cidade ,realiza o quinto empréstimo de guerra ao seu país,pela qual se vê o amor dedicado a Pátria distante,sabendo compreender as suas prementes necessidades.
Pela nobreza do seu procedimento,cumprimentamos seus subscritores.
Avisamos aos demais Italianos deste município, que se desejam concorrer também na proporção de suas forças,ao referido empréstimo, que o façam até o dia 25 de Maio do corrente ano.
O numero de Liras subscritas neta cidade é de 377.600,conforme se vê da relação que se segue.

Giuseppe Galizia 250.000 liras
Antonio Minzon 30.000
Oreste Garaldi 20.000
Enrico Meggiorin 10.000
Giuseppe Zampieri 10.000
Giuseppina Scaramozzini 6.000
Antonio Boenzo 6.000
Augusto Ferrari 6.000
Ângelo Migliorini 6.000
Cesare Foloni 6.000
Luigi Foloni
Giuseppina La Guerra 3.000
Caetano Pultrini 3.000
Domenico Puerio 3.000
Alberto La Guerra 2.000
Francisco Leone 2.000
Dr. E.V. Minelli 1.000
Giacinto Belluzzo 1.000
Carlo Palomba 1.000
Stefanno Gallo 1.000

Attillio Foloni 1.000
Roberto Veratti 1.000
Eustachio Scalzo 1.000
Dalalio Terenzio 1.000
Giovanni Belizia 1.000
Felicie Cuoco 1.000
Fratelli Benfatti 1.000
Luigi Grigolin 500
Giuseppe Genovese 500
Ignazio Brunetti 500
Ulisses Fozatti 100

Contrato de Casamento

Contratou o seu casamento com a Senhorinha Anna Oréfice,enteada do Cap. Joaquim Pires de Campos,fazendeiro neste município ,o jovem Pedro Zambone,filho do Sr. João Zambone de Asparetto,subprefeito do distrito de Buenópolis.

Serviço Militar

Pela nova lei regente o Tenente Coronel Godofredo Silveira Martins,Presidente da Junta Militar deste município, passa a presidência ao Sr. Prefeito.
O Coronel chefe do Serviço de recrutamento militar ,Sr.Affonso Fernandes Monteiro envia ofício de agradecimentos pelos relevantes serviços prestados no exercício do referido cargo ,evidenciando sobretudo um patriotismo digno de ser imitado.


Tiro 559

SGT. Gorgonio Paes Barreto,do tiro de São João da Bocaina virá as segundas feiras para ministrar aulas aos nossos atiradores e que o Cabo Tmolo Eleutério,reservista do Exercito executará lições militares todos os dias das 18:00 às 20:00 horas.
O Cabo não se fazendo de rogado iniciou as aulas na quinta feira no Largo da Matriz,que para isso se acha convenientemente iluminado.


Vende-se Fazenda por Apenas 140:000 $

Fazenda em Bariry com 80 alqueires,sendo 15 em matas e 10 em pastagens,73.000 pés de cafés,sendo 68.000 formados e 5.000 de uns dois anos,mais ou menos,8 grupos de casas de tijolos para colonos,casa da Fazenda em bom estado e para camarada,tulha e nascente de água na Fazenda.uma carroça,um trolly e 8 burros.
Tratar com Sebastião de Oliveira,nesta cidade.

Tentativa de homicídio

Eram duas horas da tarde e o Sr.Nunzio Regina,negociante nesta praça atendia fregueses em seu estabelecimento comercial quando o sujeito Izaias Candido,colono da Fazenda Santa Anália,pediu-lhe insistentemente para ser atendido depressa.Respondendo-lhe que tivesse um pouco de paciência,pois tinha que atender primeiramente os fregueses que ali estavam,o dito Izaias ,sem mais palavras sacou de uma garrucha e desfechou um tiro contra o Sr. Nunzio,não logrando, porém ,acertar ao alvo,pois o projétil atravessando a prateleira do armazém foi encravar se na parede em que se encosta aquela.
A seguir o brutal agressor deitou a correr perseguido por muitas pessoas,indo esconder se além do córrego Godinho,na restinga do Sr. Antonio José de Carvalho,sendo ali preso por soldados do destacamento local e recolhido a cadeia publica.

Narramos o ocorrido com fundamento nas informações que nos forneceu a própria vitima.

Nota de falecimento

15/11/1918,falece em São Paulo o Major Sebastião Teixeira.



1919


Junta Militar

Entre os sorteados da classe de 1897,deste município,para o serviço militar,está o nome de Baptista Soares de Camargo.
O fato é que não é um mancebo de 21 anos,disposto a estar dois anos em fileiras do nosso exército e sim de Dona Baptistina,filha do Sr.Eloy de Soares Camargo.
Pobre do suplente,que por um engano de sexo,irá substituir a cidadã.
Em 1916,teve um caso semelhante na capital e em 1917 no Nordeste.

Voltando da guerra

Clementino Bonatelli,acha-se entre nós,após ter feito o serviço militar nas fileiras do nosso exército em campos italianos.O jovem é filho de Domingos Bonatelli, que é coletor de rendas federais,nesta cidade.

Nomeação

Para a escola do Bairro do Viúval, foi nomeada a Professora Carmem de Camargo.


T.G.

O Sr. Aristeu Alves Moreira, Instrutor de Atiradores,chega em Bariry.

Roubo de Cavalos

Roubo de três cavalos do Sr. Domingos Pereira de Carvalho e dois do Sr.Domingos Dellomo.O delegado,Sr. Luís de Sampaio Freire,realizou pesquisas e foi coroado com êxito,pois dois meliantes foram presos em uma fazenda em Jahu,e um outro terceiro neste município.
Otto Bim,Domingos Mathias de Oliveira eVirgílio de Souza, são o nome dos querelados.


Tinturaria Italo-Brasileira de Sebastião Melantonio.
Limpa-se e tinge-se com perfeição.
Compra e vende roupas usadas á preços razoáveis.
Retirar o serviço em 30 dias ou a roupa será vendida pelo preço do conserto.
Rua 7.

Carnaval sem glamour.


Se perdeu o desejo de outros tempos.
Apenas dois bailes,um pouco de confetes e serpentina,uma ou outra fantasia.
A alma da nossa sociedade só teve calor no baile do Theatro Carlos Gomes e outro na casa do Sr.José Corrêa Leite Moraes,primeiro tabelião.

Revista mensal,”Eu Sei Tudo.”Número avulso 2$500
Jerônimo Belluzzo

Reforma

Primeira grande reforma do Grupo Escolar,com consertos e limpeza.
As aulas forma suspensas por uma semana.

Lenços Flor do Brasil---------$700 cada
Chita Flor do Brasil-----------$800 o mt.
Loja Estrela.

Clínica Dr, Nardy P. Silva
Avenida 3 n 3
Cirurgião Dentista e Oftalmologista

Folhinhas para 1920,são a grande sensação,com lindo sortimento.

Reorganização do Tiro de Guerra 559

O Sgt.Aristeu Alves Moreira faz pedido à Inspeção Regional dos Tiros de Guerra.

Banco

Caixa Econômica
1 Bimestre de 1919
58 Cadernetas de Poupança
32:393$400 (trinta e dois contos,trezentos e noventa e três mil e quatrocentos réis)




O Distorcido

José de Oliveira dos Santos,um caboclo distorcido,lá do Bom Sucesso,apaixonado pela “chic,” morena Amélia da Silva, resolveu pedir a mão da Senhorinha formalmente,mas os pais da mesma não viram com bons olhos o romance e o pobre rapaz levou uma “tábua”.
Distorcido que é ,como já o dissemos,José voltou no outro dia na casa da moça “chic” e a raptou saindo em disparada com o seu cavalo onde se dirigiu para a delegacia e se casou pelos meios legais.

1920

Escotismo

Escoteiros ficam em segundo lugar,na Taça Macedo Soares, realizado em Jahu, pois o concurso foi falsário em seu júri,que premiou São Carlos.
Nossos escoteiros foram recebidos com festa e sabemos que estes são os verdadeiros campeões.
Invenção

José Borin, vai a Piracicaba-SP, apanhar com a máquina de sua invenção,uma fita natural da legendária e poética cidade

Taxas de água

Fica acertado que as taxas de água ,serão lançadas somente em nome dos proprietários e não dos inquilinos.Mantenha suas contas em dia.

Imposto de Indústrias e Profissões.

Guido Gargiulo 174.000
Guido Malvezi 30.000
Gertrudes Cornélio 18.000
Gertrudes Godinho 9.600
Gertrudes Alves 24.000
Gabriel la Guerra 72.000
Horizontina Negrão 70.000
Henrique Migliorini 348.000
Irmãos Benfatti 168.000
Izaltina Rocha 9.600
Jabur Cury 562.000
João Migliorini 54.000
José Zampieri 601.200
João Antonio Pinheiro 36.000
João Gutierrez 327.000
José de Freitas 78.000
José Furquim Neto 54.000
José Sanches 21.000
João Fracaroli 30.000
João Sabbag e Irmão 408.000
Jorge resegue 1:610.400
José Lopes Paulo 216.000
José de Azevedo Pinheiro 96.000
José Vital dos Santos 120.000
José Baptista Leite 66.000
José Oréfice 262.000
João Gimenes 426.000
João Rago 72.000
Jandira Januário 180.000
José Alves Gimenes 4000.000
José Bollini 30.000
José de São João Machado 72.000
José Romero 96.000
José Borin 48.000
Jacinto Belluzzo 259.300
José Piragine 282.000
João Fava 18.000
José Mauad e Irmão 1:061.000
José Gonçalves Moraes 9.000
José Corrêa da Rocha 9.500
Jácomo de Angeli 354.000
João Emídio Ferraz 18.000
Jamil Demétrio 391.000
Josephina Scaramancini 256.000
Jamil Demétrio 391.200
José Mileno de Galvão 12.000
Jorge Marcos 300.000
Jorge de Oliveira 102.000
João Stevanatto 456.000
José Santos Palamin 811.000
João Gonçalves 36.000
José Pepe 18.000
José de Carvalho 36.000
Luiz Santa 30.000
Leopoldina Maria Conceição 18.000
Lázaro Ferraz do Prado 48.000
Luiz Galizia 72.000
Luiz Pereira Garcia 9.600
Luiz Menegassi 303.000
Luiz Senegálio 54.000
La Guerra 195.000
Luiz Gábia 156.000
Luiz Bolsoni 168.000
Luiz Mazza 46.000
Luis Carlos da Silva 14.400

Circo

Em frente a Igreja Matriz,estréia em Junho,o importante Circo Pavilhão Floriano.

Lições de Datilografia e cópias na máquina.
Avenida 2, Farmácia Faria.

Banco Paulista
Capital 200:000$000
Aceita dinheiro em depósito por letras de câmbio à prazo fixo:
3 meses-5% ao ano
6 meses-6% ao ano
9 à 12 meses-7% ao ano
Avenida 3 Telefone 2
Gerente Pedro da Silva Pinheiro


Banco da Lavoura
500:000$000
3 meses-6% ao ano
6 meses-7% ao ano
9 a 12 meses-85 ao ano

Concurso de beleza feminina.

Senhorinhas votadas:

Júlia Negrão 140
Iracema Planet 125
Itália de Muno 100
Nhazinha Oliveira 80

Filme em séries.
“Uma Filha do Oeste”

19/12/20

Dezenove de Dezembro de 1920.

Natal! Ano Bom! Reis!
Pequeno resumo da colossal Liquidação de Fim de Ano,das Casas Pernambucanas.
Benga Lines 4$600 mt

Brim 3$000
Crepe 3$600
Gabardine 8$000
Linho 6$000
Seda 3$600

Até o Dia de Reis. ( 06/01/1921 )
Largo da Matriz – Bariry -Telefone 44



1921
Jardim Público

Acham-se bastante adiantados os trabalhos de Jardim Público, que a câmara,está mandando fazer no Largo da Matriz.

Peças para e acessórios para Ford.
João Pedro Minzon
Largo da Matriz-Telefone 57

Confeitaria Central

Chegou
Hontem
A tarde
Mais de trinta garrafas
Para serem vendidas
A preços baratíssimos
Garantia
Não teme concorrência
Experimentem

Acidente de trabalho II

O sr,José Oréfice,estava distraído em sua maquina de beneficiar café,quando uma das correias se soltou se enroscando em sua perna,o jogou por terra,deslocando a coxa esquerda.

Bodas

Bodas de Prata do Cel Godofredo Silveira Martins e a Sra.Virgínia Negrão Martins.

Enfermo

Continua guardando o leito em conseqüência de uma moléstia,o belo ornamento de nossa sociedade,o prezado amigo,Sadi Fernandes.
Seu pai,o Sr.Dr. Joshephino Fernandes da Silva,regressou para a Capital,onde reside.

Grande Ponte

A Ponte sobre o rio Tietê,começa a ser idealizada,ligando o distrito de Paz de Soturna á Pederneiras,que muito ajudará Bariry.
Para as negociações foi confiado ao Sr. José Vital dos Santos,advogado deste foro.

Estréia
Grande Circo Ideal
Na rua 2
Todos ao Circo.
Durante as funções,a nossa Banda Municipal Ítalo-Brasileira,se apresentara sob a hábil regência do Maestro Antonio Bonini.

Anciã

Vitimada de Pneumonia Dupla,faleceu em sua residência ,em avançada idade a Sra. Alexandrina Maria das Dores,irmã do Sr. Augusto Claro de Camargo.
Dona Alexandrina era a mais velha habitante desta cidade.

Mudança

Salim José,transfere seu comércio para Buenópolis e deixa o advogado Sr Godofredo Silveira Martins,como seu representante nesta cidade.

PRP

O Partido Republicano Paulista,pretende levar mais de 100.000 mil eleitores, a pedido do Presidente do Estado,Sr.Dr. Washington Luis Pereira de Souza,em prol do patriótico candidato Arthur Bernardes para o quatriênio 1924-1928.

Censo

O Sr. Luis Botelho de Camargo,delegado do recenseamento da Zona de São Carlos,vem a Bariry,efetuar o pagamento aos agentes recenseadores do serviço feito neste município em 1920.

Aviso

A Delegacia de Policia,distribui entre os proprietários de pensões e hotéis, o aviso que todos os hospedes,de qualquer sexo,que derem entrada ou saída nos estabelecimentos,deverão constar no livro de registro e apresentado a autoridade local quando solicitado a qualquer hora do dia ou da noite,sob pena de multa 30$000,na primeira vez e 50$000,quando o fato já tiver ocorrido e na falta de pagamento prisão de no mínimo 24 horas.

Perseguição e repressão aos jogos proibidos e as pessoas que aderirem ao vicio.

Chichorro Neto- Delegado.

A Bebida da Moda é indiscutivelmente o:
Guaraná Espumante.
11$000 a dúzia
Entrega em domicilio
Largo da Matriz 16 fone 57

Aniversário



29/12/21 Aniversário da galante menina Maria Aparecida,filha do ex prefeito em 1908 e atual advogado em nosso foro o Tenente Godofredo Silveira Martins.

1922

Ajuda aos Telefonistas

Imitando o gesto nobre de uma Folha de São Paulo,alguns Baririenses resolvem contribuir em quantias de $ aos operadores.
Se espera que outros ajudem a estas Mulheres que muito nos ajudam e muitas vezes são ofendidas por assinantes mal educados.
Luis Prudente de Mello 10$000

Novo chefe da Igreja Católica


O Cardeal Achiles Ratti,assume o sumo Pontífice,que se chamará Pio XI,em homenagem a PioX.
Bento XV,que nomeou o monsenhor Achiles Ratti,Cardeal e Arcebispo de Milão,por Ratti ser considerado inteligente,sábio e moderado.
Como Bento XV,Pio XI é eleito poucos meses após se tornar Cardeal.

Preço baixo


O agente da Companhia Ford nesta cidade, o Sr. José Cabral,recebe telegrama sobre a baixa do preço dos tratores que custavam 6:900$000,agora custam apenas 4:830$000.

Confeitaria Minzon, canto da avenida 2 com a rua 3.
Recebeu os deliciosos refrescos Lemon Crush e Orange.
De acreditada fabrica da Capital.

Confetes


Grande batalha de confetes,serpentinas e perfumes no Theatro Carlos Gomes.

Regras no Carnaval

No Carnaval na serão permitidos o chamado “cordão”,nada que ofenda os bons costumes ou o decoro publico.nenhum tipo de sinal ou gesto a determinada pessoa,direta ou indiretamente,nenhuma palavra ofensiva,sob pena de multa de 30$000 ou prisão de oito dias.
Proibido uso de estalos,pós,graxa,querosene.
A Policia também repreendera quem usar lança perfume com substâncias duvidosas, perigosas e impróprias.
As máscaras será permitidas somente no carnaval e com licença previamente adquirida.

Latas para Lixo.

No formato fornecido pela Prefeitura,encontram se para serem comercializadas na residência de Sebastião Cava na Rua n 3.
12$000 cada

Theatro Carlos Gomes
Película assombrosa dividida em três deslumbrantes espetáculos da Fert Film
A Caveira de Ouro,A Sombra que Fala e o Dirigível em Chamas.
Com os principais artistas da arte muda.
Todos ao Carlos Gomes.

O Sr.Silvano Maximiliano,perdeu um relógio pequeno,sem corrente mais ou menos na rua 7.

Errata em Jornal.
“Onde se lê:Foi um titulo de honra;
Leia-se:Foi um tiro de honra”.

Falecimento

Falece em Jahu,o ilustre Sr. João Negrão,membro da família desta cidade.

Mudou

Clube Recreativo Operário se transferiu da rua 2 para a rua 3

Sino

Crianças doentes são batizadas a qualquer hora do dia ou da noite.
O Sacristão tem o dever de todos os dias as 6:30 da manhã,ao meio dia e as 19:30,o sinal da Ave Maria,isto é,12 badaladas.
Se durante o dia o sino repicar é sinal de morte de anjinho ou adulto.

Praça da Independência

É nomeada a Praça da Matriz de Praça da Independência em 04 de Julho de 1922.


I Avenida do Centenário

O trecho da estrada ligando a cidade a Povoação do Livramento,fica denominada Avenida do Centenário,em homenagem ao transcurso do primeiro século da Independência do Brasil.

1923








Desastre de automóvel

O Sr.Domingos Vicalvi,guiava seu veiculo com grande velocidade,descendo a avenida 1,em sentido contrario vinha o espanhol Francisco Aguilar que conduzia uma carrocinha de mola,sentado na bolêa ,atendendo aos repetidos sinais de alarme do veiculo de Vicalvi,o carroceiro conservando sempre a direita,parou mais ou menos em frente ao armazém do Sr.Francisco Leone,deixando larga passagem ao auto,que apesar disto,este veio esbarrar em cheio na carrocinha de Aguilar,que apanhado por um dos ferros que suportam a cobertura do auto,teve por conseqüência a amputação da perna esquerda.
O delegado Dr.Geraldo Cyriaco,já havia emitido multa de 50$000 ao Sr. Vicalvi.

Reparos

O prefeito José de Azevedo Pinheiro abre concorrência para reparos na estrada que vai para Ibitinga, até o rio Jacarezinho.

Sorteio do Júri.

Antonio Queiroz,Afonso Rodrigues Viana ,Carlos Giacone,Domingos Felício Oréfice ,Horizontino Negrão,José Vital dos Santos,João Pedro Minzon .
Será julgado,Basílio de Souza,por crime de ofensa física na pessoa de Francisco Leme da Silva.

Intimação

Miguel Regina é intimado a comparecer perante o júri,para se explicar sobre o caso”Torquato de Meneses”,o qual já se sabe que foi fraude aplicada em 1912 e 1913.

Sucesso

O maior sucesso da cena muda;
O grandioso filme Theodora

A Agencia Ford comunica que estão a venda os modernos carros Ford,que chamam a atenção pela elegância e durabilidade
FORD ALMOFADINHA SIMPLES 4:450$000
FORD ALMOFADINHA COM PARTIDA 4:750$000
FORD ALMOFADINHA COM RODA DESMONTÁVEL 4:950$000
Agente nesta cidade:
Sr José Cabral.

Fabrica de Fogos Artificiais
Coppola Oronzo
Foguetes de Lagrimas
Povoação do Livramento.

P R

Theodoro Pereira de Carvalho,Presidente do Partido Republicano,convoca os membros,para apoiarem em primeiro de março,Dr Carlos de Campos e Cel.Fernando Prestes,para Presidente e vice do Estado.

Lenha

Vende-se na Fazenda Floresta,lenha picada a 30$000 a carroça.

Festa Carnavalesca

A Prefeitura comunica a comissão encarregada dos festejos carnavalescos, a se realizarem e m 2,3 e 4 março,o trajeto das ruas e terminando sempre dando voltas no Jardim Publico e Largo da Matriz

Lei n 240

Sargetas e construção de passeios necessários em ruas e avenidas:
Sebastião Cava.39$000 materiais fornecidos.
Stefano Gallo 120$000 por conta dos serviços do Jardim Publico
Jorge Resegue e Irmãos 185$000 por fornecimento de produtos para o serviço publico
José Cabral 101$800 acessórios para caminhão
Antonio Cavaglieri 52$500 por construção em sarjetas da avenida 3 com a rua 5.

1924


Bicicleta Monark
A melhor do Brasil,á preços módicos
Pompeo Lorenzini
Rua 5 n 5

BANCO DO BARIRY
Ativo=269:250$500
Passivo=269:250$500
Contador Ovídio Pereira
Gerente Ozório Messias de Almeida

Gasolina Energina e Querosene Aurora
Os melhores combustíveis do mercado.
Representante:Ângelo Migliorini
Avenida 5 n 11

Bonetti Aurélio,vende sementes de hortaliças e flores
Semente de cebola amarela
45$000 o Quilograma.

Mulas

O Sr.Antonio Stellia,morador de São João da Bocaina,vende 700 mulas bem criadas,gordas e procedentes de Uruguaiana.

Concertos


Concertos musicais no Coreto com a Banda Ítalo-Brasileira,sob a regência de Ulisses Fozatti.

Novos membros do Diretório Governista Local:

Dr. Alberto Coelho e Antonio José de Carvalho Jr.

Praga

A grande praga em cafezais em todo o estado,faz o município ter que informar o número de pés contaminados em nossa cidade.

Bariry Garage de Domingos Delomo
Ótimas maquinas e chauffeur habilitado a qualquer hora do dia ou da noite.

Café Globo -Malaquias Marques
Torrefação e moinho de fubá e depósito de lenha.

Professor

Prof. Gabriel Peliciotti,zeloso diretor do Grupo Escolar,faz leitura no Pátio do Grupo do livro didático Maria Ângela,de Ataliba de Oliveira.

Matrimonio

Realizou-se no dia 24 de Dezembro,às 18:00 hrs na casa do Sr. Domingos Oréfice,o enlace matrimonial do Sr. João Pereira Barbosa,filho do Sr. Ignácio Pereira Barbosa, com a prendada senhorinha Francisca Oréfice de Campos,filha do Sr. José Pires de Campos.
A noiva recebeu os seguintes mimos:

1 serviço prateado para lavatório do Cel. João Pires de Campos
1 pulseira de brilhantes, do Cel. Theotonio Pires de Campos
1 aparelho de porcelana para lavatório,do Sr. Demétrio João
1 confeiteira prateada do Sr. Décio Messias de Almeida
1 fruteira de metal,do Sr. Francisco Padim
1 fruteira de metal e cristal,do Sr. Neme Abussamrra
1 jardineira de cristal e metal,do Sr. Firmino Pires de Campos
1 bomboneira prateada do Sr. Lourenço Campos
1 par de vasos prateados, do Sr. Vicente Pires de Campos
1 aparelho de porcelana para café do Sr. Job Pires de Campos
1 par de vasos de cristal, do Sr. Francisco Leone
1 par de pregadeiras bordadas a seda, de Dona Gabrielina Bueno
1 bomboneira de cristal,de Dona Sebastiana Mazzaferro
1 porta camisola, de Dona Zilda Oréfice
1 par de almofadas de cetim,pelos pais da noiva
1 cheque,pelos pais do noivo
Aos noivos Felicidades.


Loja Vesúvio de Felício Oréfice e Filho
Completo sortimento de fazendas armarinhos,ferragens,tintas,louças,chapéus de cabeça,etc.
Avenida 3,esquina com a Rua 3


1925

Notas Recolhidas

Foi prolongado até 31 de Março,o recolhimento das notas abaixo mencionadas:
Notas de 5$, 20$, 50$, 100$, 200$ e 500$.

O Oldsmobile é o carro de 6 cilindros de mais baixo preço.
Confortável tanto para quem guia,como para os cinco passageiros.
Motor de força abundante ,é o auto mais conveniente que se pode aspirar.
Nos modelos Turismo e Turismo Sport.
Agente Luiz Peccioli
Avenida 1,esquina da rua 5 Fone 104

Crime Bárbaro

Na Fazenda Pedregulho,Antonio Dias Barbero,pai de quatro filhos em tenra infância,é morto com uma machadada,pelas costas e quatro facadas,por seus cunhados,Diego e Manoel Peres,que a mando da mãe dos mesmos,sogra de Antonio,alegando que este estava ainda usando parte das terras,que havia sido comprada pela sogra e que previamente já acertado em cartório,Antonio deixaria de usá-las e seria definitivamente entregue,quando terminasse a colheita,mas de forma cruel e covarde,os causadores deste crime,instigados pela mãe,hoje fogem se refugiando para país estrangeiro,mas não da justiça divina.

Francisco Dias Barbero
(Reconheço verdadeira firma supra e dou fé.
Bariry,03 de Novembro de 1925-Hugo Bonatelli Tabelião






Lei n 252 altera o Art.93 do Código de Posturas.


Estabelecimentos Comerciais e Industriais abrirão depois das 5 horas e fecharão as 20 horas,exceto restaurantes,botequins e cafés,confeitarias e hotéis,farmácias e bilhares que vão até a meia noite.
José de Azevedo Pinheiro-Prefeito
Antonio de Queiroz -Secretário

Paulo Vicalvi,em frente ao Hotel Internacional,é representante de exportadores de café em Santos.

Fotografia Zenni
Qualquer trabalho fotográfico ,pelos processos mais modernos com verdadeira perfeição.
Avenida 1-Bariry

Casa Botafogo
Rua 7 n 32
Loja de Fazendas,armarinhos,chapéus de sol e de cabeça,calçados de homens e senhoras,armazém de secos,ferragens e louças.
Preços fixos e vendas só a dinheiro.
Miguel Farah

Loja Estrela de João Demétrio.
Faz uma super liquidação de produtos vindos de São Paulo e Rio de Janeiro,por 15 dias.
350 CONTOS em queima.
Vendas exclusivamente a dinheiro.

1926

Nomenclatura das vias públicas.

RUA 1 TIRADENTES
RUA 2 RUI BARBOSA
RUA 3 FLORIANO PEIXOTO
RUA 4 CAMPOS SALES
RUA 5 JOSÉ BONIFÁCIO
RUA 6 RODRIGUES ALVES
RUA 7 SETE DE SETEMBRO
RUA 8 RUA HUMAITÁ
RUA 9 SETE DE MAIO
RUA 10 PRUDENTE DE MORAES
RUA 12 GONÇALVES DIAS
RUA 14 SILVA JARDIM
RUA 16 SÃO JOÃO
RUA 18 RUA JOSÉ DO PATROCINIO
RUA 20 SANTA CRUZ

AVENIDAS:
1 SANTO ANTONIO
2 XV DE NOVEMBRO ( Quando se tornou Claudionor Barbieri em 1934, a avenida Santo Antonio,passou a se chamar XV de Novembro )
3 JOÃO LEMOS
4 AVENIDA 13 DE MAIO
5 D. PEDRO II
6 GENERAL OZÓRIO
8 DUQUE DE CAXIAS
10 AVENIDA 16 DE JUNHO

Venda de farmácia

Euclides Gabriel Correa,vende a farmácia Rocha na cidade de Jahu,na Lourenço Prado n 60,para Ozório Messias de Almeida.

Reeleitos
Reeleição de José Azevedo Pinheiro e vice Modesto Massom.
Depois da posse da nobre edilidade foi servida cerveja em profusão,na confeitaria de Antonio Jorge e Sobrinho.

Casamento

O Promotor João Batista de Sampaio Formosinho,se casa com Mathilde Pires de Campos,filha do Cel.João Pires de Campos,rico fazendeiro e chefe do Partido Republicano Municipal.

Momo

No Carlos Gomes além do colossal filme “Os tambores do Czar”,Grandiosa batalha de serpentina em comemoração ao momo em Bariry.

O Sr. Victorio Cicarelli vende o bar do teatro Carlos Gomes, ao Sr.João Rodrigues Freire.

Execução

Na estrada do Catingueiro João e José Cornélio,executaram o irmão Luiz,para que sua mãe não fizesse doação ao irmão Luiz ,de alguns alqueires de terra.

Recompensa

Gratifica-se a quem achar e queira entregar ao Dr.Pedral,uma barrete de platina com uma safira e brilhantes.

Compre um Chevrolet
Sr.José Cabral

Fundação

Fundação do Clube Democrático Carnavalesco,presidido por Paulo Maciel de Barros.

Enquanto uma carroça,faz um carreto,o caminhão Chevrolet, produto da GM,faz 8.
Preço em baixa.
5:850$000
Rua 9 n 60

Lei n 258

Ao invés de números,as ruas passam a ter nomes.
Indicação do Sr. Vereador João Ribeiro de Campos.



Ponte

Por indicação do Sr.Said Jullien,solicita construção de ponte sob o rio Jacarezinho,ligando Bariry a Ibitinga,mas a Prefeitura de Ibitinga,já havia iniciado o processo para a sua construção.

1927


Eleição

Firmino Pires de Campos-Prefeito e Modesto Masson Vice
Festa regada a Champagne.

Na casa do Cap.Azevedo Pinheiro,manifestos em gratidão pela excelente administração.

Assassinato

No Botequim de José Pecci,Vila Nova,Davi Barone é assassinado com um tiro no ventre,por Domingos Lombardi,que apresentou-se á prisão.

Falsificação

Ignácio Alves Negrão tem sua assinatura falsificada,em requerimento contra o Cel.João Pires de Campos.

Tesoureiro

O tesoureiro da Santa Casa,Ângelo Migliorini,pede para os contribuintes o pagamento da assinatura para realizar o terceiro pagamento ao empreiteiro da obra.

Lei n 259

Criado o cargo de Diretor de Obras Publicas

Extravio

Jorge Nahara e Filho,perdem uma letra de cambio no valor de 5:500$000 de Sabbag E Irmãos,emitida em 29/01/1926 e vencida em 29/01/1927

PRM

O PRM do Cel. João Pires de Campos,pede para os eleitores votarem em cinco de junho,em Júlio Prestes,para Governador do Estado.

Assassinato
25/01/1927

Modesto Massom é morto,vitima de covarde atentado em sua propriedade agrícola.
A loja Maçônica divulga texto em homenagem ao Paladino.

Ponte
Por indicação do vereador Sr. José Masson,solicita que a Prefeitura realize juntamente com a Prefeitura de Bica da Pedra,a ponte sob o Ribeirão Jahu.



Transferência

Juvenal Ferreira Dias,escrivão,se muda para Bica de Pedra.

Garage Pepe,de Pedro Pepe.
Atende chamadas a qualquer hora.
Rua Pedro II Fone 158.

Música na Praça

Banda de Musica ,regida pelo maestro José Pavanello,faz concerto no Coreto da Praça da Independência.


1928

Tragédia II

No bairro Queixada,na Fazenda de D.Leopoldina Froes,sob as águas de um córrego ,que banha aquela propriedade é encontrada morta uma criança recém nascida,filha da menor Anna Gonçalves,residente com sua mãe naquela colônia,que após ter dado a luz,matara a criança.

Aulas de Piano

O Prof.Euclides Moreira,aceita alunos para lecionar piano.

Mudança de endereço

As Casas Pernambucanas,se transferiu da rua 7 de Setembro,em frente ao jardim,para a rua José Bonifácio,n 20

José Borin: o Gênio da fotografia

Estréiam os Filmes feitos por José Borin.

Cartório de Registro Civil

Nascimentos:954
Óbitos:366
Casamentos:178

1929

Fuga de menores

Pela Policia local foram capturados os menores,Altino Pires de Oliveira e Patrocina Rodrigues,que se gostavam e fugiram.
O exame policial constatou não haver defloramento e os autos foram remetidos ao Exmo.Dr.Juiz de menores desta cidade.

Crime

Eduardo Silva,tem sua prisão decretada,pelo crime que praticou contra Joaquim Bernardes de Souza,na estrada que vai desta cidade até Itaju.

Imposto sobre veículos

Alta taxa de Imposto sobre Veículos.
Tanto modestos como os de luxo.
Automóvel particular – 224$000
Carros de aluguel – 194$000
Caminhão até 2000kg – 174$000
Acima de 2000kg – 344$000

Paula e Cia,fornecemos sacaria e recebemos café em consignação e fazemos adiantamentos,mediante garantias reais.
Representante Sr.Marcolino José da Silva – Maquina São José,próximo da Estação da Douradense.

Senhorita Bariry.

O concurso Miss estado de São Paulo,tem na disputa as baririenses
Jurema Garaldi
Sylvia Pacheco
Elisa Fortunato

Santa Casa

A Santa Casa tem como provedor o Cel.João Pires de Campos,que convida todas as pessoas que tem a lista para angariar donativos da mesma,que compareçam nesta procuradoria.

Fiscalização

O Vice Prefeito nomeia para o corrente ano,Germano Ernesto e Alfredo Cornélio de Oliveira,para fiscalizar o 1 e 2 distrito,que divide a cidade,sendo que o 1 compreende a avenida João Lemos e D Pedro II e ruas transversais até o entroncamento com a avenida Santo Antonio,Cemitério,Matadouro e Vila Americana.
O 2 da avenida Santo Antonio,15 de Novembro,13 de Maio e General Ozório,inclusive a Vila Nova,avenida do centenário e povoação do Livramento.

1930

Rede de Esgoto

Na gestão do Dr.Alberto Coelho,o vice em exercício Gabriel la Guerra,contrata engenheiro para iniciar estudos de futura rede de águas e esgotos.

Surrupio

O Sr. José Ribeiro de Carvalho,proprietário da Fazenda Bom Retiro,informa a Policia,que seu camarada Vicente Coelho.enquanto dormia em seu cômodo ,teve surrupiado uma valise de couro,fechada à chave,contendo 1:500$000,toda sua fortuna que lhe custou uma vida toda para ganhar.
A vitima é tão econômica ,que ela própria lava sua roupa,para não gastar. Por não ter muito expediente,até agora não apresentou queixa a policia.






Sarau

Sarau Dançante da Sociedade Italiana IV de Novembro,promovidos por Luis Piragine,Dr.Sylvio Teixeira Leitão e Pedro Eleutério Filho.

Mordomo

O Sr. Paschoal Bollini é eleito o Mordomo da Santa Casa.

Para o Dia de Reis,brinquedos modernos,portáteis,vitrolas,discos nacionais,instrumentos, cordas musicais e miudezas em geral.
Casa Santa Cecília de Guerino Mazza.
Avenida Santo Antonio n 39 – Bariry.

1931

Ato n 25

É prorrogado por mais 15 dias o pagamento dos Impostos Gerais,atendendo a solicitação de comerciantes,industriais,etc. Ato n 25

Ato n 24

Resolve ordenar os fiscais da Prefeitura que façam relatórios diários do que acontece na cidade.
Bariry,31 de Janeiro de 1931.

Feiras livres

É instituída pelo Prefeito Tenente Manoel Olegário da Costa,um sistema de mercado,onde se encontra de tudo ao que se refere em gêneros de primeira necessidade,conhecido também como Feiras Livres.
Já que não temos um mercado,a feira livre substituirá e talvez com mais vantagens ao publico.Em Araraquara o serviço já funciona e vai muito bem.
O Tenente veio de um centro mais civilizado,para governar uma terra onde sempre reinou as arruaças politiqueiras,quer demonstrar aos seus munícipes a sua boa vontade.
As explorações de muita gente que anda por ai a vender folhas de couve por $200 e dois pepinos por $500,cessarão de vez.
Os melhoramentos estão acontecendo e se preza a Deus,que se permaneça sempre em Bariry.


Cruzada

Cruzada em favor da Santa Casa,com festivais,arrecadações,donativos e contribuições.
Em várias ruas percorridas já se arrecadou 700$000,o que constitui um valioso auxilio dado o tempo que atravessamos.Com este resultado animador e o entusiasmo manifesto de todos,está assegurada á Cruzada,um bom término.
A Comissão:
Sadi Fernandes
Paschoal Bolline
Domingos Oréfice
Ângelo Migliorini


Festival

Festival de Espetáculos dia 26 de Janeiro no Theatro Carlos Gomes
Sinceros agradecimentos ao Sr.Gregório Valia, operoso empresário do Theatro Carlos Gomes,a Bariry Jazz Band pelo cunho de beleza que deram a festa e aos senhores Sadi Fernandes e Euclides Moreira pelo grande esforço e auxilio que nos prestaram.
Bilheteria:525$500
Vendas pela Comissão:643$100
Renda bruta: 1:165$600
Despezas: 132$600
Total: 1:033$000
O dinheiro foi entregue ao Sr. Ângelo Migliorini,tesoureiro da Santa Casa.
A Comissão:
Hélia Belluzzo,Maria Belluzzo,Izilda de A. Pinheiro.

Cinema

Cinema Para Todos da Empreza de Pedro Mazza,com o monumental filme,”O Homem de Mármore”.
Apesar da chuva, o povo compareceu.
Entrada 1$500
Não percam as sessões de luxo deste cinema moderno.

Comunicado

A Cia E. Ferro do Dourado,comunica que se encontram na estação local,na repartição de bagagens e armazém de cargas,acham-se vencendo armazenagens,os volumes constantes na relação abaixo.
1 rolo de barbante para J.A. e Irmãos
1 pacote para José Pezote Sobrinho
1 garrafa para A. Colombo
1 embrulho contendo vidro para Guilhermina
1 porta ovos para o Dr.M. Mutti.
1 caixa de cigarros para P.D. Silva
1 caixote para S. Abrahão.
1 mala para Pedro Gauzeli
1 caixote para Elias Marcos.

Vanadiol

Aviso em massa da empresa fabricante do fortificante VANADIOL.
Tem aparecido em diversos pontos do Brasil,indivíduos que sem capacidade,imitam descaradamente o nome Vanadiol.
Sabem que mais de 5.000 médicos recomendam e é indispensável nos hospitais e que se vendem aos milhares,pois o nome Vanadiol impõe a confiança de todos.
Foi já esperando isso que a empresa VANADIOL,registrou em 1915,todos estes nomes similares do Vanadiol:
Vana
Vanol
Vanadil
Vanadeol
Vanad
Vanadol
Vanatil
Vanail
Vanaol
Vanodil
Vanatol
Vanadium

Pois bem,apesar de todos os registros apareceram três imitadores,que não temeram as penas da lei,tal a celebridade de VANADIOL.
No RJ, Vanatonico e em MG., Vanol e Vanadil.
Felizmente o nome VANADIOL é amplamente conhecido e todos quando precisam de um verdadeiro Tonificante pedem o VANADIOL.
Os outros não são, senão,cópias ordinárias.

Crime na Irara Preta.

Por questões de futebol deu-se um crime no Bairro de Irara Preta,onde desavieram-se Roberto Salina e Emidio Marchesial,travando luta.
Separados os contendores,por pessoas presentes no local,verificou o sub-delegado que ali se achava,que Salina estava ferido nas costas na altura do lado esquerdo do pulmão.
Foi instaurado o inquérito.

Vesta é o nome das renomadas máquinas de costura,construção sólida e moderna,borda com excelência.

Maquina com 4 gavetas por apenas 550$ e maquinas de mão por apenas 220$
Casa Santa Luzia de Antonio Rodrigues,avenida 15 de Novembro n 42.

Gabinete Eletro-Dentário de J.Faustini,cirurgião dentista,com instalações modernas para tratamentos rápidos e sem dor.
Rua Floriano Peixoto n 10.

Instituto João Lemos

Corpo Docente especializado
Curso Comercial 25$000
Curso Preparatório 30$000
Curso Primário 15$000
Aulas de datilografia e caligrafia serão pagas separadamente.
Avenida Santo Antonio n 83(sobrado)

1932

São Vicente

Festa em comemoração ao IV Centenário da Fundação de São Vicente é comemorada em Bariry.
Alvorada com salva de morteiros ao amanhecer e depois uma passeata cívica e encerrando na Praça da Independência,em cujo Coreto fará o discurso oficial o Dr.Sylvio Teixeira Leitão.

Aniversariante

Festa de aniversário natalício da gentil e graciosa senhorinha,Silvia,dileta filha do Sr.Tenente Manoel Olegário da Costa,esforçado e conciencioso prefeito desta localidade.
E ao jovem Luis Pereira,filho do Sargento Osório Pereira de Souza,comandante do destacamento local.

Depósito de Madeiras do Sr. Francisco Kronka
Avenida 24 de Outubro,anexo a maquina São José.

Assassinato
Jorge Jarjuria,comete um assassinato que provoca comoção nesta pacata e ordeira cidade.

Sabão BEKOPOL,é ótimo para roupas brancas ,meias,seda,artigos de lã,malha,manchas de pixe e tintas a óleo e até assoalhos.
Único representante em Bariry,Orestes Garaldi.

Massa Alimentícia AYMORE, Da confeitaria Minzon.

Dentistas Almeida Prado e Paulino da Silva
Preços módicos com serviço garantido
Rua Campos Salles – Largo do Grupo.

Licença de armas

Multa de 208$500 para quem for pego armado.
O motorista de Praça,poderá levar na bolsa do automóvel ,quando estiver em viagem pelas estradas de rodagem.
Para conseguir a licença,somente cidadãos idôneos ,mediante taxa de 2$000, e para enviar o pedido aos órgãos competentes,50$000,com validade para 30 dias.

1933

Pedagogia

Esta na cidade ,a senhorita Zita Negrão Martins,que acaba de receber o diploma de Professora pelo instituto Pedagógico da Capital.Zita é filha do Cel Godofredo Silveira Martins.

Ida à São Paulo

Segue para São Paulo à negócios ,o Tenente Manoel Olegário da Costa,operoso Prefeito Municipal.

Praça


O Maestro Ulisses Fozatti se apresenta no Coreto,causando viva e agradável surpresa ao executar a peça intitulada ,”O Anjo da Meia-Noite”.

Bola ao Cesto

Nosso time de Bola ao Cesto,faz jogos na região e tem conquistado vitórias em algumas cidades,como Iacanga e Bica de Pedra.

Formigas

No quintal da casa do Sr.Jamil Sabbag,tem um grande formigueiro e é contratado o representante João de Campos para realizar o serviço dos “Formicidas Fortuna”,passado uma semana e muita gente presenciou o fato,foi feita uma escavação de três metros e nenhuma formiga foi encontrada,provando assim a eficácia do Formicida Fortuna.

Futebol
Jogo amistoso entre o Operário Futebol Clube ,representante desta cidade,contra o Itaju Futebol Clube,termina 0x0.

Dentistas
Lauro Padilha,Avenida João Lemos, n 22
Hugo Ferrari,Avenida 24 de Outubro,n 161
Almeida Prado,Rua Tiradentes n 10,em frente a Empresa Telefônica.

Lâmpadas de afamadas marcas

Flash de 15 a 60 watts a 2$400
Edison de 15 a 60 watts a 3$400

1934

Casa Leoni
Brinquedo moderno é na Casa Leoni.
Brinquedos de folhas e bonecas de feltro.
Visitem nossa vitrine.

O Filme

King Kong é um sucesso de bilheteria em Bariry.


Acróstico

Belo o dia
Entre risos
Nova etapa
Exultante da mocidade

Levam aos céus
Evocativas preces
Muitos votos
E á você sinceros e efusivos abraços meus.

Mitsi
Santa Casa

Inauguração da Santa Casa em 10 de maio.



Sadi
Festa na Sociedade Italiana , reuni- se a elite em soberbo, onde foi entregue ao “Sadi de Bariry”,um anel de engenheiro,onde se comentou que podia se fazer de contas que nele constava”dei meu esforço pela Santa Casa de Bariry.”

Pedagogia II

Maria Aparecida Martins,regressa da Capital,onde cursou o Instituto Superior de Pedagogia, a dileta filha de nosso correto,prezado e apreciado colaborador,Cel.Godofredo Silveira Martins.

Automóvel Clube

Festa dançante no Automóvel Clube,vai até altas horas e mais uma vez a Bariri Jazz Band abrilhantou a festa.Como oradora oficial do clube distinta educadora senhorinha Sarah Veiga, em vibrante discurso, agradeceu pela distribuição de brinquedos as nossas crianças.

Mudou de novo

As Casas Pernambucanas se mudam para a esquina do sobradão do Sabbag,na rua 7.
Prédio maior e maior sortimento.

Chapéus é na Casa Padovan
Rua 7 n 66

Terrenos

Antonio Meira Neto,Juiz de Direito é favorável ao município em ação que a Paróquia tentava reaver terrenos que estão em posse da Prefeitura há mais de quarenta anos.
O então prefeito,no inicio da ação era oTenente Manoel Olegário da Costa que nomeou o advogado Godofredo Silveira Martins.

Visita

Chegou na cidade em visita aos parentes o jovem Theotonio Negrão.

Ferro Elétrico

Ferro Elétrico é a novidade na cidade por 5$000

A.A.B.

A Assossiação Atlética Baririense,esta muito motivada com os torneios que vem participando.

Time de Futebol


Radhamés
Lopes - Rubens
Conrado Arlindo Renato
Pé Romildo Bonet
Modesto Braga



Vila Santa Terezinha

Vila Santa Terezinha de D.Constancia Santos Carvalho,tem os lotes de 10x40,no lugar de mais futuro em Bariry.
Falar com o encarregado das vendas Sadi Fernandes da Silva
Avenida João Lemos n 24

Pastéis de Palmito só no Bar do Guerino na Avenida 15 de Novembro.

Professor

Prof. Euclides Moreira da Silva ministra cursos preparatórios para admissão ao Ginásio e Escola Normaes.Curso diurno e noturno.





Jogo

Em jogo no campo da avenida General Ozório,o Palmeiras de Jahu venceu o A.A. Baririense por três a dois em um emocionante jogo,onde perdemos,mas jogando bem ,ainda que debaixo de muita chuva.

Acib

A Assossiação Comercial de Bariry, se reúne em prédio da rua Tiradentes da Sociedade Italiana 4 de novembro.
Presidente-Enrico Meggiorin
Vice- Jorge Sabbag
1 Secretario-Antonio Leone

Donativos

Esta semana a Santa Casa recebeu os seguintes donativos:
Dr.Formosinho – 5 frangos
Antonio José de Carvalho Junior – 11 sacos de Café.
Maria Fava – 1 galo
João Fava- 12 kg de fubá.

Escoteiros

Escoteiros de Bariry,comemoram o dia 15 de Novembro.

Os finos chapéus Ramenzoni,você só encontra na Casa Leone.

Jorge Nahara e Filho vendem os pneus da Goodyear.

Visita Ilustre

Esta na cidade o Sr. Dr. Josephino Fernandes da Silva,Juiz aposentado residente na Capital e progenitor do nosso prezado amigo Sadi Fernandes da Siva.

Agradecimento

Tenente Manoel Olegário da Costa, envia mensagem agradecendo as palavras de Antonio Galizia,sobre a ótima administração realizada e o Tenente disse que o que fez,foi apenas seguir as severas ordens de reajustar os negócios municipais.Agradece aos amigos baririenses e diz que se encontra na Rua Maria Marcolina n 236 em São Paulo.

Livramento

Grandiosa festa em homenagem a Nossa Senhora do Livramento.

Claudionor Barbieri

Em homenagem ao voluntário que morreu na revolução constitucionalista de 1932, a Avenida XV de Novembro passa a se chamar Avenida Claudionor Barbieri,onde moram seus pais,Carlos Barbieri e Família. A Avenida Santo Antonio passa a se chamar de XV de Novembro.




1935

Noite de Arte

Promovida pelo Prof.Euclides Moreira da Silva,no Theatro Carlos Gomes,com renda em benefício da Sociedade São Vicente de Paulo.
José de Moraes Pacheco,Presidente Vicentino,discursou sobre a Caridade e logo após o Dr Antonio Galizia prosseguiu brilhantemente de igual forma.
A senhorinha Antonia Oréfice,leu uma linda poesia.
Na segunda parte do programa ,contemplamos a delicada e sentimental melodia,”Sonho de Órfão”,de composição divina do Prof.Euclides Moreira da Silva,interpretadas por Ilva Mantovani,Francisco Fortunato e Norma Ferreira que lhe deram desempenho feliz.O Sr.Djalma Mosqueira,executou lindas músicas ao violão,O Sr.Alberto Marques executou ao violino “Souvenir”,acompanhado do Prof. Guilherme Lanza.
O comando da festa ficou com o Sr.João Cava que arrancou muitos aplausos da seleta platéia ali presente,quando nos muito alegrava quando dizia suas piadas humorísticas.
A nota triste é que quase já no final,uns tipos engraçadinhos se achando ,uma vez no direito conquistado na aquisição do ingresso ,poderiam nas dependências , agirem ausentes dos princípios básicos de educação.
Vendas de Ingressos= 740$000
Despesas = 208$400
Saldo Liquido= 471$600
Dia de Reis

Um verdadeiro presente do Dia de Reis no Carlos Gomes.
Marlene Dietrich em sua ultima criação:
A Imperatriz Galante,com musica fascinante e mais de 1000 personagens em cena com montagem deslumbrante,dirigida por Joseph Stenberg.

Problema

Água e esgotos são os problemas máximos da cidade.

Renda

Santa Casa de Misericórdia
Renda em um ano;
75:932$909

1936

Vende

Vende-se uma casa com duas datas de terra,colocada em ótimo ponto:Esquina do Grupo Escolar.Para melhores informações,entender-se com o proprietário,na Avenida 13 de Maio,n 62.

Pfaff

Pfaff é a maquina,mais moderna,mais silenciosa,mais resistente e de preço razoável.
É por isso que se tornou a preferida entre as bordadeiras e alfaiates.
Troquem suas maquinas usadas com o representante,Sr. José Galizia na Rua 7 de Setembro.




Imposto de veículos

Os proprietários rurais que possuírem veículos que transitam pelas estradas publicas,pagarão imposto:

1 veiculo 20$000
2 veiculos 30$000
3 a 5 40$000
6 a 10 60$000
11 a 2 70$000
21 a 50 80$000
61 a 80 100$000
81... 200$000

Aniversário de Antonio de Queiroz

Dia 04 de Janeiro aniversaria Antonio de Queiroz, o Bugre de Bariri, este homem brilhante,excelente jornalista e que tanto ama esta terra.
Homenagear esta data,pelo reconhecimento de inconfundíveis ornamentos e mérito de cidadão,intelectual,amigo companheiro e mestre.

Refrigerador O Mascote da G.E.
Comporta os alimentos necessários para uma família de 8 pessoas.
Prestações com planos de 2$500 por dia com garantia de quatro anos.
A economia é proveniente no que salva de comidas que seriam jogadas fora por estragadas e no que evita em contas de médicos e farmácias por pequenos ou grandes distúrbios intestinais.
Companhia Douradense de Eletricidade. Fone 45

Chico Gaveta

A História do Chico Gaveta,contada por José Armênio.
Era a criatura mais panduresca que já existiu neste mundo velho sem por porteira.
O apelido deu se devido ao fato de Chico sentar na mesa de jantar e usar a gaveta para colocar os talheres e pratos,usando desta arte para se previnir contra eventuais visitas inoportunas que pudessem vir a querer “o seu feijão”.
Dono de regular fortuna,conseguida as custas da desgraça alheia.
Ele dava dinheiro a juros de 20% sobre hipoteca e vencido o prazo executava sem dó e nem piedade os seus devedores despojando os de seus bens dados em garantia,muitas vezes o quíntuplo do valor da divida.
Pois bem deve ser por isso que ninguém notou quando este esticou as canelas.
Ninguém quis velar e nenhum gato pingado se dispôs a acompanhar o enterro.
Condoendo me fui pessoalmente de casa em casa pedindo para que as pessoas deixassem de lado as coisas mundanas e que praticássemos este ato de religião que era ao menos o transportar até o cemitério.
Na primeira porta que bati ,me sai o Dito Capivara, um homem de aço, de cor negra,grandalhão e na sua ingenuidade,após me ouvir com o máximo respeito e me dar atenção,responde:

_seo professo eu so um negro na verdade
mas so muito franco
nem qui mi pagui eu num vo nu interro
dessi miserave mardiçuadu
Mais porem si fossi pra interra vósmice
Eu ia com muito gosto...

1937

Damas de Caridade

Grande assistência aos pobres patrocinados pelas Damas de Caridade ,conseguem arrecadar muitos donativos.

Presidente: Júlia F.Dias
Tesoureira: Tancinha Fernandes
Secretária: Aurora Galizia.

Filme

Estréia o Filme no Carlos Gomes:
Aconteceu Naquela Noite.
Clark Gable e Claudette Colbert

Concurso de Professores

Concurso para provimento das escolas mistas municipais dos Bairros Queixada e Boa Vista de Cima,somente para professores normalistas ou escolas equiparadas.

Casa Moreto de José Moreto
Avisa que por falta de espaço em sua bem montada casa comercial, não venderá mais artigos como louças,ferragens e alumínios e que liquidará o seu estoque destes artigos com preços abaixo do custo.
Avenida Claudionor Barbieri 54

1938

Calendário

Belas folhinhas de 1938 da Casa Agradável de Abdalla Chaim e Filho.

Imposto

Imposto de Licença para funcionamento dos estabelecimentos comerciais,fora do horário regulamentar
1 Padaria e açougue 50$000
2 Leiteria ou Confeitaria 200$000
3 Bebidas alcólicas 300$000
4 Sorveteria 300$000
5 Bar ou Confeitaria com bebidas alcólicas 500$000
6 Quitanda 30$000
7 Caldo de cana e semelhantes 30$000
8 Charutaria 100$000
9 Mercearia ou Empório 400$000
10 Idem com bebidas alcólicas 700$000

11 Bomba de Gasolina 100$000

1939

Sorte

A Companhia Sul América de Capitalização anuncia novos contemplados em Bariry .

Hermínio de Almeida 10:000$000
José Ribeiro Filho (Itaju) 25:000$000
Alexandre Seba 10:000$000
João Demétrio,para seu filho Michel 10:000$000
Bichara Zukaibe 25:000$000
Enrico Del Bianco 10:000$000
Jaciro Cremonese 10:000$000
Antonio Braga 10:000$000

Dr.Semi Jorge Resegue
Cura Hemorróidas sem operação e sem dor ,apenas com injeção.
Av 15 de novembro n 63
Fone 4-6

Externato João Lemos

Curso especial de admissão
Diretor Prof Climaco de Castro
Corpo Docente:
Prof. Maria Augusta de Castro Pacheco
Prof. Euclides Ferreira dos Reis
Prof. José de Moraes Pacheco
Prof. Gentil Godoy
Prof. Francisco de Almeida Kronka

Estrangeiros

Legalização de Estrangeiros no Brasil.
Mediante uma pequena contribuição,a mais módica da praça,poderão os estrangeiros conseguirem seus registros para viver entre nós.

Mário Fava

Mario Fava ,filho de João Fava é homenageado,pelas autoridades locais em sua residência ,pela fantástica viagem automobilística,realizada até aos Estados Unidos.
Multa

A Prefeitura manda fiscalizar e multar em 50$000,comerciantes que estejam escondendo em estoque, gêneros alimentícios de primeira necessidade.Quem for pego pela segunda vez,será multado em 100$000.






Setembro de 1939


Dr. Sadi Fernandes da Silva


Sadi Fernandes da Silva é eleito Prefeito ,chefe do executivo municipal, sem compadrescos e poderá fazer uma administração de cabeça erguida.
Sadi, como o chamamos depois de uma amizade de mais de 20 anos,tem todos os predicados exigidos para um bom administrador.
Tem a seu favor a estima e consideração do povo.
Sadi dará continuidade as aspirações do saudoso e querido Tenente Manoel Olegário da Costa.
Boa vontade,inteligência,cultura , dinamismo e honestidade,nada falta ao novo chefe do executivo,de uma altivez a toda prova.
Moço ainda,alimentador de idéias avançadas e em perfeita comunhão com as diretrizes traçadas pela justiça Divina e humana.
Sadi saberá se aperceber de quaisquer injunções menosprezíveis,diante das graves responsabilidades do cargo que acaba de ser investido.
Nossos leais e efusivos parabéns ,desejando êxito administrativo.
Bariry,nos dias do Sadi,se torna Bariri.
Parabéns Sadi.
Avante Bariri.
Você que mantém nesta cidade o seu prestigio nunca diminuído e sempre aumentado e além de tudo, também é um grande musico.
A música para ele é o melhor meio de expressar sua fina sensibilidade artística.
Pianista e violinista, empresta às composições mais simples,vida e beleza.
Sua imaginação,sempre inspirada,leva-o a improvisar acordes e melodias que tocam fundo o coração das pessoas.
Já se passam vinte anos,que todas as missas dominicais, lá está o Sr. Sadi com as suaves notas dos hinos religiosos,sem nunca faltar com seu compromisso,mas se algo o impossibilitaria de tocar,lá estava,a Sra. Constancia Fernandes da Silva,carinhosamente conhecida por Dona Tancinha,sua esposa,tocando também com maestria.

1940


Visita ao Prefeito

A Associação Comercial de Bariri,representada pelos Srs,Pedro Ferreira de Morais,Kemel Farah,Antonio Leoni,Adolfino Morais,Camilo Resegue e Jorge Nahra,estiveram em longa visita ao nosso Prefeito.
Foram levar saudações próprias e em nome da entidade, calorosos aplausos para as medidas de caráter administrativo,tais como a conservação das estradas inter-municipais, o melhoramento do serviço de águas com a abertura de um poço semi-artesiano,que vem prover mais de 200.000 mil litros de água para a caixa distribuidora e o começo do apedregulhamento da cidade,entre tantas outras benfeitorias já verificadas em seu inicio de pleito.
O Prefeito comovido agradeceu e disse que vai continuar no seu programa que é o de elevar o nome de Bariri, engrandecendo ainda mais nosso povo e nos fazer conhecidos entre os municípios mais ricos do estado.

Nelson Silveira Martins
O escritor,neto de Teotônio Negrão,publica o livro:
“BARIRI,UM PEDAÇO DE CÉU DESTACADO DO ARCO-ÍRIS”


1941
Nadir Antonio Pinheiro-FEB

Junta Militar

Instalada os trabalhos da Junta de Alistamento Militar,com Sede na rua José Bonifácio n 33.
Todos com idade entre 18 e 45 anos de idade que ainda não se alistaram ,devem comparecer para regularização,por conta da 5 Circunscrição de Recrutamento.

Sempre Alerta

Vai bem o Escotismo local,com a ajuda do Sr.Prefeito,que mandou reformar prédio na avenida 15 de Novembro n 76.


1942





Ginásio
Criado pelo prefeito,o Ginásio escolar.


Proibido

O Dr Delegado Péricles de Toledo Piza,torna publico que é expressamente proibido o uso de idiomas estrangeiros em repartições publicas ou franqueadas ao publico.

Artigo

O Sr. Antonio Neif Jr.,escreve excelente artigo sobre a política interna do Brasil de 1934 a 1937,quando deu se inicio o Estado Novo de Getúlio Vargas.

Campanha

Conselho Paroquial da Ação Católica,faz campanha para que crianças não fumem.

Igreja Independente

O Reverendo Silas Dias,da Cidade de Pirajuí,passa uma semana em Bariri,através da Igreja Independente,realizando conferencias religiosas.

1943

Criação do Aéro Clube de Bariri

Criado na Sede do Automóvel Clube,o Aéro Clube de Bariri,presidido por Sadi Fernandes da Silva.

Avião

O piloto civil Idalmo Penteado,do Aéro Clube de Dourado ,voou diversas vezes sobre nossa cidade,levando o Sr Prefeito Sadi Fernandes da Silva.

Encíclica

Papa Pio XII,lança Encíclica ,contendo ensinamentos e conselhos para o mundo.
Fala sobre os benefícios do estudo bíblico,para o progresso do conhecimento e encerra falando que os males da terra só cessarão,quando voltarmos nossos olhos para Jesus Cristo.

II Guerra

Pela radio ,se soube que em Londres,um tenente alemão foi morto e os alemães fizeram de reféns ,os dois homens bem conhecidos da Europa,Dr Marcussen e o Sr Smetorp,se não souberem informações do assassino do tenente alemão,os dois serão executados.

Comunicado

Jorge Mussalan,declara que se mudou para a rua 7 n 90 e espera amigos e antigos fregueses para liquidarem suas respectivas contas.

Surpresa em 04 de Julho

Os funcionários da Prefeitura fazem surpresa ao Prefeito,indo todos cantar parabéns em sua sala,pelo aniversário em 4 de Julho.

Hortas

O Distrito Agrícola de Bariri,realiza o concurso de hortas domiciliares.
As três melhores hortas receberão um premio de 200Cr$,duzentos cruzeiros.

1944

Educação

Gabriel Peliciotti se torna Delegado de Ensino na Capital

Estudantes

Vão estudar em outras praças os jovens,Ary Ferreira Dias e Cecy Ferreira Dias, filhos do Sr.Juvenal Ferreira Dias,Escrivão do Cartório

Subsídios

Subsidio Anual do Prefeito = 13.200Cr$
Representação = 6.600Cr$

Comércio

O Sr. Enézio Benatti,compra estabelecimento comercial do Sr.Rubens Massom,no Bairro do Livramento.

Advocacia

Dr.Nelson Salvador Leoni,retorna do Rio de Janeiro ,onde esteve aperfeiçoando o curso de Advogado.

Convocação

A Delegacia convoca as pessoas estrangeiras para a retirada do registro.

Afonso Sanches Peres
Miguel Salomão
Manoela Morales
Ângelo Frizão
Ângela Fileras Fernandes
Ângela Crepaldi
Barban
Antonio Brigo
Corbeta.


Delegacia

A Delegacia informa,através do escrivão Paulo Monteiro:
Está detido um boi grande de cor amarelo malhado e uma égua tordilha,mansa ,pequena de uns seis anos mais ou menos.
O proprietário tem 15 dias para retirar os animais.




Carne

Preço da Carne Bovina:
Carne de boi = Kg Cr$5,00
Carne de boi com osso = Kg Cr$4,00

Comissão 29 De Julho

Centenário da Princesa Isabel é comemorado pelas mulheres baririenses,numa iniciativa de Constança Fernandes da Silva,Idalina Viana Ferro,Yone Belluzzo,Laura Kronka Belluzzo e Julieta Rago.

Aviação

Festa da Aviação realizada em Bariri, é elogiada pelo Dr. Antonio Cotrin Dias,que agradeceu aos Srs,Antonio José da Silva,Osório Oréfice,Orestes Garaldi,João dal Poz, entre outros.

Ginásio

Criado a escola de ensino secundário ,pelo Prefeito Sadi.

1945



Militar

Alistamento da Classe Militar de 1925

Decreto

Decreto n 34 de 12 de Maio de 1945,declara de utilidade publica terras da paróquia.
Terrenos na rua Santa Cruz com a 13 de Maio do outro lado com a Claudionor Barbieri.

Circo


Estréia o Grande London Circus,trazendo uma coleção de feras.
Pela originalidade do programa,o circo atraiu muita gente.


Venda de Carros

A Prefeitura fiscaliza Agencias que vendem peças de carros ,acima do preço tabelado ou que escondam esperando a alta de preços,pois as peças existentes no mercado são suficientes para o consumo.

Agradecimento ao Prefeito

Getúlio Jacinto Bueno,Presidente da APM de Itaju,faz agradecimento ao Prefeito Sadi,pela ampla reforma que realizou nas instalações e imediações do Prédio do Grupo Escolar de Itaju.

Açúcar

Grande escassez do Açúcar.
Muitos não acreditavam do alarme que partiu dos centros distribuidores.
Segundo estatísticas da Prefeitura,em nosso comércio,há apenas 800 sacas de 80 Kg.
O preço tabelado de 2,40Cr$ o Kg,já está sendo vendido a 3,00Cr$ o Kg.



Nascentes

A Prefeitura contrata engenheiro para procurar o local de nascentes,para que se desenvolva trabalhos que logo que possível,fará jorrar mais água em nossas torneiras.

Arborização

Uma iniciativa louvável do Sr Prefeito,o plantio de arvores pela cidade,visto que estas contribuem para um ar mais saudável.

1946
Jacira Silva

Na Fazenda Jardinópolis,no Bairro Palmital,sede do E .C. União,aconteceu uma festiva solenidade em comemoração ao grande feito da baririense Jacira Silva,que sob as instruções do Monitor Vitor,realizou com segurança e precisão as manobras solicitadas,o que resultou na conquista do seu tão almejado “Brevet”.
Antonio José da Silva,ofereceu uma mesa regada de finas bebidas.
João Gutierrez Filho saudou Jacira Silva com palavras claras e concisas.
Nenê Cabral,José Alves,Guido Guirotti,João G.,Jacob Oréfice,Adib Mansur,Antonio Neif Junior ,ficaram encharcados nos banhos de cerveja dentro de outras notáveis proporções.
Congratulações ao Nenê Cabral e sua distinta irmã Jacira e felicitações em suas vidas aviatórias. j






l
Poesia

Do Poeta,amigo,assíduo colaborador,jornalista e Professor,José Armênio.

Fazer anos não é bom...
Não faças anos,não queiras:
Fazer anos traz velhice
E a velhice faz caveiras.
Clube Municipal

Composição

Ângelo Piragine,apreciado compositor bocainense ofertou-nos com um exemplar de sua ultima criação musical,a linda marchinha carnavalesca:

Aproveita tua Vida.

Que alegria estou sentindo
Quanta gente enfileirada
É o cordão que vai seguindo
Numa farra danada
Os foliões somos nós
Firmes sempre na orgia
Sede assim todos vós
Granadeiros da folia

Estribilho

Menina não chora
Aproveita tua vida
Carnaval vai se embora
Não te arrependas
Depois da sua despedida

Chegou a hora baririenses
Este ano não vai mal
Viva,viva todo o dia
O rei Momo e o Carnaval
Puxa agora teu cordão
Mas com jeito e devoção
Vá devagar,ó menina
Não estragues a função.


O Bariry Jazz Band, já executa com maestria a canção



Ouça o Serviço de Som de Altos Falantes Guarani
Musicas seletas e informações úteis.
Para o Programa De Você para Você
Dirija-se ao Estúdio no Coreto da Praça da Independência.





wcx



Constancia Fernandes da Silva


Em vida foi modelo de mãe,esposa,exemplo de bondade,generosidade,modéstia...
Poucas palavras para traduzir as infinitas e múltiplas virtudes desta grande mulher ,que tanto sempre cooperou,colaborou e se doou em ajuda ao próximo.Era a personificação da bondade.
Fundou em Bariri a Legião Brasileira de Assistência.




























Nota do autor:

Hoje 04 de Julho de 2008,Dia do Sadi, agradeço à DEUS pelo caminho e pelas pessoas boas encontradas ao longo deste percurso. Encerro este opúsculo ,agradecendo ao saudoso Sr. Sadi,que não tive a honra de viver nos seus dias,mas pelo simples interesse em um nome ,que proporcionou descobertas indescritíveis em meu ser.Por me fazer gostar e conhecer ainda mais da História de Bariri no seu dia, através de; “A Retrospectiva de Bariry até os dias de Sadi”,me fez conhecer e reconhecer os nomes de grandes homens e mulheres.
Agradecimento especial aos filhos de Sadi:
Sadi José, Rosa Maria e Margarida Maria, pela atenção dispensada em nosso encontro e por permitir a escolha do nome,desta experiência fantástica,que muito me ensinou nesta vida terrena.
Agradeço também meu filho e minha esposa pela paciência demonstrada comigo nestes doze meses de elaboração, para a materialização deste singelo trabalho.

12 comentários:

  1. Parabéns, lindo a maneir como contou um pouco da historia de Bariri. Achei até meu tetravô Manoel Martins Tunes. Estou em busca de mais dados. Obrigada r me deixar viajar em sua emocionante história.

    Gislainne Martins Tunes
    gis-tunes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz e emocionado ao ler tudo que fizerão pelo nosso Bariri,lembro-me do meu primeiro dia de aula no primeiro grupo escolar de Bariri, que passou a se chamar prof. Euclides Moreira da silva,isto em 1957, minha primeira professora,D.Iolanda Iatauro,D.Celina Vieira Ramos, a servente muito amorosa D.Julinha, o Sr Carlos da papelaria em frente o grupo e meus amigos de classe do 1º,2º e 3º ano,
    até 1960 quando minha família veio para a cidade de São Caertano do Sul.Só tem um detalhe MEU CORAÇÃO FICOU EM BARIRI.Abs Roberto

    ResponderExcluir
  3. Está faltando uma noticia que estou a procura,no ano de 1930,a respeito de um assassinato cuja historia se encontra no museu de Jhaú ou nome parecido. Que foi vitima Ignacia Gimenes. Vindo da Espanha em 1927.Por favor entre em contato comigo.

    ResponderExcluir
  4. Entre em contato comigo sssacconi@yahoo.com.br
    Sobre Ignacia Gimenes

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo histórico da cidade Bariri (na Tabóca), de onde sou nascido, porem com 1 ano meus pais (Idalino do Prado e Benedita Augusta do Prado) vieram para a cidade de campinas, onde estou até hoje. Já estive na cidade uma vez e espero retornar para conhecer melhor. Meu desejo é saber a origem da minha familia de sobrenome "Prado".
    Abs e Deus os Abençõe.

    ResponderExcluir
  6. já fiz o comentario .foi publicado ?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Curti muito ler sobre Bariry! Elisabete Pascholati

    ResponderExcluir